APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

DVDs resistem em São Mateus na era dos streamings

Facilidade, preço acessível e sentimento de nostalgia estão entre os fatores que fazem os moradores colecionem o produto

Publicado em 03.10.2025 | 12:37 | Alterado em 03.10.2025 | 12:37

“Numa época dessas, tu ainda tem DVD? Sim, qual o problema?”, questiona Rosângela Costa, 36, moradora do Jardim Santa Bárbara, no distrito de São Mateus, na zona leste de São Paulo. Ela costuma responder assim às pessoas que a questionam por ainda comprar DVDs.

Pois é, esse hábito não é só dela. Diversos moradores da região seguem colecionando DVDs, CDs e até pen drives piratas. Basta ir a uma feira livre para avistar uma barraca com compradores.

De acordo com um vendedor que pediu para não ter o nome revelado, há diversas razões para a clientela se manter fiel há mais de 15 anos.

“As pessoas gostam do sentimento de nostalgia, de tocar no produto e, com o tempo, a gente acaba virando amigo deles e eles continuam vindo. Sem contar que sai bem mais barato para quem ainda tem o aparelho que roda DVDs”, explicou, comparando com as assinaturas de serviços de streaming.

Venda de DVDs em feira de SP @Rafaela Monteiro/Agência Mural

Apesar disso, a venda desses produtos é ilegal. A punição para quem vende CDs e DVDs piratas é de detenção de 3 meses a 1 ano ou multa. No entanto, a necessidade de renda tem mantido esse setor ativo.

Entre os pedidos, os vendedores afirmam que gêneros de ação, os chamados “bang-bang”, e os clássicos do Mazzaropi estão em alta.

Rafaela Monteiro

Jornalista, cria do Conquix (São Mateus). Tagarela que está sempre em busca de tornar a comunicação acessível e gostosa de consumir. Correspondente desde 2025.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.