Circula em grupos de WhatsApp em Guarulhos uma publicação feita no Twitter que afirma que Ciro Gomes (PDT) teria agredido com socos e pontapés seu eleitorado por conta de seu desempenho na campanha para o cargo à presidência. A publicação tinha mais de 32 mil curtidas e 3 mil compartilhamentos até o dia 6 de outubro.
Confira a verificação do conteúdo:
URGENTE: Segundo boatos, o candidato a presidência Ciro Gomes acaba de ser detido na 25ª DP em Fortaleza, Ceará. Segundo testemunhas, o ex-candidato teria desferido socos e pontapés a eleitores de seu próprio partido devido ao desempenho em sua campanha. #Eleicoes2022
-Texto reproduzido de publicação no Twitter
O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. As imagens que aparecem no post foram publicadas originalmente anos atrás, em contextos distintos. Além disso, a publicação não teve autoria do Choquei, portal de notícias com conta verificada no Twitter, mas foi feita por outro usuário — que modificou seu nome e foto de perfil.
A primeira foto, da esquerda para a direita, foi retirada de um vídeo que foi publicado em 2019. Na ocasião, segundo apuração feita pelo Jornal Correio naquele ano, Ciro estava saindo de um restaurante quando pessoas gritavam ofensas a ele e o político respondeu com “Bolsonaro é ladrão”.
Já a segunda imagem do post foi publicada em uma reportagem feita pelo G1 em 2016 sobre a greve de policiais civis no Ceará, e não está relacionada ao político do PDT.
A postagem manipulada afirma que Ciro “acaba de ser detido”, mas, tendo em vista que o post foi publicado às 19h57 e as imagens aparentam terem sido feitas com a claridade do sol, se reforça também pelo horário que as fotos não fazem parte da narrativa criada no tweet.
Além disso, pouco mais de uma hora depois desse horário, Ciro Gomes estava presente em uma coletiva de imprensa em Fortaleza em que iniciou, perto das 21h15, seu pronunciamento oficial sobre o primeiro turno.