Circula em grupos de WhatsApp de Guarulhos um link para o site “Veja seu voto”, página que afirma ser possível consultar o voto a partir do número de CPF de qualquer eleitor.
Confira a verificação do conteúdo:
O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. Não é possível revelar o voto a partir dos dados de um eleitor, pois, de acordo com a Justiça Eleitoral, em publicação no site Fato ou Boato, o sigilo do voto não pode ser violado, como prevê a Constituição.
O órgão ainda aponta que “não há como vincular a autoria de um voto registrado na urna a um eleitor específico” e observa que nem mesmo a Justiça Eleitoral é capaz de identificar em quem o eleitor votou.
A publicação acrescenta que “os supostos votos que o site divulga são falsos, inventados, inexistentes”, tratando-se de mais uma fake news que, como outras, tentam “desacreditar a Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas, bem como a própria democracia”.
Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o site “Veja seu voto” mostra resultado de supostos votos mesmo quando se inserem números inválidos de CPF: “qualquer número aleatório que seja digitado, mesmo que não seja o CPF, indicará um resultado mentiroso”.
Entretanto, este erro aparentemente foi corrigido após o site ficar fora do ar no dia 12. Segundo a verificação feita pela Lupa após o site ter retornado no dia 14, a página passou a verificar o CPF digitado em uma base de dados, impossibilitando a consulta de números aleatórios.
A Justiça Eleitoral também alerta para que as pessoas tenham cuidado ao digitar seus dados pessoais em sites, “pois pode haver risco de uso indevido dos dados dos eleitores”.