Ícone do site Agência Mural

Editora da Mural participa de workshop sobre jornalismo de soluções na Colômbia

Por: Cíntia Gomes

De 20 a 24 de maio, foi realizado em Cartagena, na Colômbia, o workshop de jornalismo de soluções que contou com a participação da editora-adjunta da Agência Mural, Priscila Pacheco.

Organizado pela Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI, em espanhol) e a Solutions Journalism Network (SJN), com o apoio da Fundação Tinker, foram selecionados 16 jornalistas de países como o Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Guatemala, México, Paraguai, Nicarágua, Uruguai e Venezuela. Além do workshop, todos foram contemplados com as despesas da viagem, hospedagem e refeições.

Participantes do workshop de jornalismo de soluções (Divulgação)

Durante o encontro os participantes exploraram diferentes métodos de reportar e pesquisar soluções, estratégias para selecionar tópicos de alto impacto, desenvolver hipóteses jornalísticas, identificar públicos-alvo, táticas narrativas e publicar o produto final.

O workshop foi ministrado pela argentina Liza Gross, ex-diretora do jornal Miami Herald. Ela tem experiência na transição do modelo tradicional para o multimídia no jornalismo. Foi diretora executiva da Fundação Internacional Women’s Media, que atua com jornalistas que trabalham em área de conflitos. E também contou com a colaboração de Gregory Scruggs, jornalista estadunidense que também faz parte da Rede de Jornalismo de Soluções.

“Jornalismo de Soluções não é um simples baú de notícias ou a fórmula mágica para a resolução de problemas, mas mostra que a nossa produção não deve ser guiada só por tragédias e problemas”, explica Priscila.

Sair da versão mobile