Em 30 de outubro, 156 milhões de brasileiros voltam às urnas para votar no segundo turno das eleições 2022 para presidente e, em alguns estados, para governador. Mas você já sabe o que precisa levar para conseguir registrar o seu voto na urna eletrônica? A Agência Mural preparou uma lista para te ajudar nesta missão.
Documento oficial com foto
Para acessar a sua seção eleitoral, você precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto. Ele pode ou não ser o título de eleitor impresso.
Também são aceitos o e-Título (se estiver com foto), a carteira de identidade ou de motorista, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e até mesmo a identidade funcional emitida por um órgão de classe.
Os documentos podem ser usados mesmo que estejam com a data de validade expirada. E fique atento: certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitos pelos mesários.
Atualize o e-Título
Se você quiser utilizar o e-Título como documento na sua seção eleitoral, lembre-se de baixar ou atualizar o aplicativo antes do dia 2 de outubro. No dia da eleição, a emissão da via digital do título de eleitor vai ficar suspensa.
Vale lembrar: apenas os eleitores que estão com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral podem usar o aplicativo como documento de identificação. Também é importante conferir se a foto aparece no e-Título, sem ela você não será liberado para votar.
Cola com o número dos candidatos
A Justiça Eleitoral proibiu que os eleitores entrem na cabine de votação com o celular em mãos. Por isso, é importante anotar os números dos seus candidatos em um papel e levar na hora da votação. Assim, não há risco de esquecer os dígitos ou a sequência deles na hora que entrar na cabine.
Se ajudar, o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza uma colinha para imprimir.
Ordem dos candidatos
Você vai votar para cinco cargos diferentes e é importante prestar atenção para não se confundir na hora de preencher os campos na urna eletrônica. Os cargos vão aparecer nesta ordem: deputado federal; deputado estadual ou distrital; senador; governador e presidente.
Os números dos candidatos a deputado federal têm quatro dígitos, já os deputados estaduais ou distrital (no caso do Distrito Federal) têm cinco dígitos. Os candidatos ao senado têm três dígitos. Políticos que disputam a vaga de governador ou de presidente têm números com dois dígitos.
A ordem dos campos na urna eletrônica não pode ser alterada, por isso confira se você preencheu o número correspondente antes de confirmar. Caso você perceba que confundiu algum número, aperte a tecla “corrige” e digite novamente. A urna eletrônica só passa para a próxima tela depois que você confirmar o voto.
Local de votação
Se essa é a sua primeira eleição, ou se você mudou de endereço e ainda não sabe onde vai votar, é possível conferir o local de votação no site do TSE.
É só clicar na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior do portal e clicar em “Local de votação/zonas eleitorais” no menu “Eleitor”. Com isso, você será enviado para uma página para conferir as informações da zona e seção eleitoral.
Também dá para checar essa informação no WhatsApp do TSE e no aplicativo do e-Título.
Anotou tudo aí? Então agora é só esperar o dia da eleição e votar nos nomes que você quer que te representem pelos próximos quatro anos.
Para conferir os detalhes da apuração dos votos no dia 2 de outubro é só ficar de olho aqui no site da Agência Mural.