Ícone do site Agência Mural

Eleições em Rio Grande da Serra: quem são os candidatos em 2020

Por: Ira Romão

As eleições em Rio Grande da Serra, cidade do ABC, na Grande São Paulo, tem cinco candidatos na disputa pela prefeitura. Para a Câmara dos Vereadores, 237 políticos buscam uma das 13 vagas no legislativo. A cidade de 35 mil eleitores vota em 15 de novembro e por lá não haverá segundo turno. 

Na corrida eleitoral deste ano, o PSDB que venceu quatro eleições municipais consecutivas ficou de fora da disputa. O atual prefeito, Gabriel Maranhão, completa o segundo mandato, mas trocou de sigla e faz parte do Cidadania.

Rio Grande da Serra, no ABC Pauilsta, tem disputa neste domingo @Reprodução/Facebook

A vice-prefeita Professora Marilza (PSD), que está no cargo desde 2012, está nesta corrida eleitoral e é a única mulher que encabeça uma chapa. Ela conta com a maior coligação, com oito legendas. Helenice Arruda (PL) é a candidata a vice. (Proposta de governo registrada por Professora Marilza

Entre os adversários estão, sem coligação, os ex-prefeitos Ramón Velázquez (PT) com a vice Sandra Perillo, também do PT. (Proposta de governo registrada por Ramón Velázquez) e José Teixeira (PSL) com Cida da Terceira Idade (PSL) para vice. A candidatura de Teixeira está indeferida com recurso, e ele tenta reverter a decisão. O nome aparecerá na urna, mas a votação será guardada até o julgamento. (Proposta de governo registrada por José Teixeira)

O Podemos escolheu o ex-vereador Claudinho da Geladeira que está concorrendo à prefeitura da cidade pela terceira vez. Em 2016, quando ainda era filiado ao PT, ele foi o segundo colocado, perdendo para o candidato tucano. Cinco partidos estão na coligação e Penha Fumagalli (PTB) é a candidata a vice. (Proposta de governo registrada por Claudinho da Geladeira

Quem também está na disputa é o vereador Akira Auriani (PSB), cuja vice é Paula Souza (Rede). A candidatura está sendo apoiada por quatro partidos. (Proposta de governo registrada por Akira Auriani)

A campanha começou oficialmente em 27 de setembro e os candidatos podem gastar pouco mais de R$ 252 mil para fazer campanha. 

VEJA TAMBÉM:
Quanto podem gastar candidatos a prefeito e vereador na Grande SP.
Confira a cobertura das eleições 2020 nas periferias da Agência Mural

Sair da versão mobile