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Eleições 2018: Há propostas para você pegar o trem menos cheio?

Metrô Estação Consolação, na Avenida Paulista (Paulo Talarico/Agência Mural)

Ampliar, aprimorar, implantar. Os verbos são a marca das propostas dos candidatos ao governo do estado de São Paulo para a área do transporte. O quanto ampliar, o quanto aprimorar e o quê implantar, é uma outra questão.

Tendo em vista os projetos necessários para melhorar a vida de moradores que dependem do transporte público nas periferias, a Agência Mural levantou o que os candidatos ao Palácio dos Bandeirantes têm como compromissos para o setor.

O governo do estado é responsável pelos trens da CPTM e do Metrô, assim como as linhas intermunicipais mantidas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).  Diariamente, mais de 7,8 milhões de pessoas andam pelos trilhos da região metropolitana. 

As reclamações de lotação, preço da passagem e dificuldade de integração são os desafios de quem for o próximo governador. Porém, nos documentos registrados na Justiça Eleitoral, há poucas especificações sobre o que será feito e em quais regiões.

Sobre ciclovias, apenas um candidato fala sobre a implantação: Rodrigo Tavares (PRTB), cuja candidatura aparece com poucas menções nas pesquisas de intenção de voto. O governador Márcio França (PSB) fala em estimular o uso de bicicletas.

Por fim, o preço do transporte público passou longe da discussão. Confira cinco propostas que os candidatos colocaram em seus planos de governo. 

Ex-prefeito de São Paulo, João Doria colocou como meta ampliar contratos semelhantes ao da Linha 4 (Kelly Fuzaro/Band)

MAIS CONCESSÕES

O ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), fala em aplicar na mobilidade urbana “os mais modernos sistemas de segurança viária e de transporte público”. A ideia, segundo o texto, é ampliar concessões como da Linha 4 -Amarela do metrô e que a iniciativa privada assuma o serviço. Em entrevistas, o tucano falou em levar o metrô até o Jardim Ângela, proposta que não consta no registro de campanha. 

Luiz Marinho é candidato do PT e diz que haverá bilhete mensal para a região metropolitana (Kelly Fuzaro/Band)

BILHETE MENSAL

Candidato do PT, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), diz que implantará o bilhete único mensal para todas as cidades. Atualmente, cada cidade tem seu bilhete específico e nem todas garantem integração com trens e metrôs. O candidato cita melhorar o sistema metroviário, mas há pouca especificação de quais serão remodeladas.

Márcio França cita reduzir emissão de gases poluentes (Kelly Fuzaro/Band)

SEM POLUIÇÃO

Atual governador do estado, Márcio França (PSB), colocou 12 temas em seu plano de governo relacionados ao transporte. É um dos poucos a mencionar o uso das bicicletas. “Reduzir as emissões de Co2 (poluição) e da violência no trânsito através de programas específicos, e incentivo à mobilidade não motorizada (a pé e de bicicleta)”. Também prometeu acelerar a linha de transporte

Paulo Skaf concorre pela terceira vez ao Palácio dos Bandeirantes (Kelly Fuzaro/Band)

200 KM ATÉ 2026

No caso de Paulo Skaf (MDB), o candidato citou os atrasos nas obras de trem e metrô. “As prioridades serão: concluir obras em andamento, inclusive as que estão paradas”. Apesar de prever licitar novos projetos, não fica claro em quais regiões. Exceto, que serão 200 quilômetros de trilhos até 2026.

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OUTROS NOMES

O candidato Rogério Chequer (Novo) propõe a criação da Autoridade de Transportes Metropolitanos “visando a integração e expansão coordenada dos diversos modais de transporte nas áreas metropolitanas do estado”. Também fala em analisar e desenvolver parcerias para a construção, operação e desenvolvimento de novas linhas. Entre elas, um trens de subúrbio e para interligar São Paulo com as principais cidades do estado.

O candidato Rodrigo Tavares (PRTB) falou em firmar convênio com os municípios “para ampliação da malha cicloviária e implantação da mesma em locais apropriados, com condições de segurança para o ciclista, motoristas e pedestres”. Tavares comenta em propor estudos para implantar moto táxi e colocar wifi e ônibus elétricos. Marcelo Cândido (PDT) promete ampliar o sistema ferroviário e criar um hidroviário.

Edson Dorta (PCO) prega que não haja restrições para o trabalho dos perueiros. Toninho Ferreira (PSTU) cita que é preciso um plano de obras públicas sob o controle dos trabalhadores que gere empregos e, ao mesmo tempo, resolva problemas estruturais como a rede de transporte ferroviários. 

Paulo Talarico é correspondente de Osasco
paulotalarico@agenciamural.org.br

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