O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric, o Guti (PSD), foi reeleito neste domingo (29) com 57% dos votos na segunda cidade com maior eleitorado na Grande São Paulo – mais de 800 mil. Ele venceu o ex-prefeito Elói Pietá (PT) que obteve 42%.
Eleito pela primeira vez em 2016, Guti se aproximou da vitória ainda no primeiro turno, quando chegou a 45,6% dos votos, em uma eleição com 12 concorrentes ao cargo.
Há quatro anos, quando venceu pela primeira vez, Guti teve 83% dos votos no segundo turno, quando ainda era do PSB e venceu Eli Corrêa Filho (DEM).
VEJA TAMBÉM:
Candidatos a vice de Covas e Boulos se tornam tema nas periferias de SP
Confira todos os prefeitos que já estão eleitos na Grande São Paulo
Até então vereador, Guti ganhou projeção ao ir para o segundo turno, após um ciclo de 16 anos do PT no poder da cidade com as gestões do próprio Pietá (2001-2008) e de Sebastião Ameida (2009-2016).
Com a reeleição de Guti, 17 prefeitos da Grande São Paulo foram reeleitos, dos 28 que disputaram a reeleição. Assim como ele, Bruno Covas venceu na capital. Dois gestores perderam a reeleição – Marcus Melo (PSDB) em Mogi das Cruzes e Átila Jacomussi em Mauá.
Para um novo mandato, Guti citou como objetivo avançar em obras de mobilidade urbana e de drenagem são alguns dos pontos principais. Disse que buscará recursos junto ao Governo Federal nesta semana. O prefeito, assim como os demais da região metropolitana, terá que enfrentar o avanço da Covid-19 na cidade
“Temos uma capacidade de atendimento razoável. Hoje ainda temos um respiro favorável, e temos também caso necessário for, possibilidade de leitos de UTI para ser montado rápido”, disse após o resultado.