Ícone do site Agência Mural

Em Heliópolis, creche proporciona contato com natureza e história da favela

Por: Isabela do Carmo

Em Heliópolis, uma das maiores favelas de São Paulo, marcada pelo adensamento de moradias e falta de áreas verdes, a creche se torna para as crianças uma alternativa de contato com a natureza.

É de olho neste desafio que atua o CEI Minervino – gerido pela organização social UNAS Heliópolis e Região. A creche promove atividades que conectam os alunos à natureza e ao próprio território.

Eucilena Monteiro, 45, coordenadora pedagógica da unidade, defende que é essencial ampliar oportunidades para as crianças e fortalecer a qualidade da educação infantil. “O mais importante é garantir a infância – dentro e fora da creche, na sala e na rua. Infância é alegria, imaginação, energia, descoberta”.

O planejamento pedagógico articula diferentes experiências que ampliam o repertório infantil. Entre as atividades, a equipe trabalha a importância do cuidado com o meio ambiente e o resgate de brincadeiras tradicionais, promovendo leitura coletiva, momentos de interação no parquinho entre as turmas, pintura, além da coleta de plantas e sementes no bairro para uso em desenhos.

Na creche, as crianças também têm a oportunidade de entrar em contato direto com a natureza: fazem pequenas plantações, observam sementes germinarem, conhecem diferentes tipos de grãos e, as mais velhas, aprendem noções de coleta seletiva de lixo.

Elcilena, coordenadora pedagógica do CEI Minervino, em Heliópolis @Isabela do Carmo/ Agência Mural

O centro também desenvolve o projeto em prol da diversidade cultural, valorizando diferentes culturas de forma lúdica e inclusiva. Apesar dos avanços e do trabalho cotidiano, Eucilena ressalta que as carências ainda são muitas. “Gostaria que tivéssemos mais parques, mais áreas verdes, mais espaços para as crianças brincarem”, diz.

E por que não deixar que as crianças sonhem e projetem sua cidade dos sonhos? A Mural fez este convite e, com lápis de cor e papel, elas reivindicaram árvores gigantes e parques para correr.

Sair da versão mobile