A cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, poderá ter segundo turno nas eleições de 2024 pela primeira vez na história. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a cidade ultrapassou o número de 200 mil eleitores, quantidade necessária para que um município possa ter duas rodadas de votação.
Os dados com o consolidado de eleitores foi divulgado na sexta-feira (19) e aponta que Embu possui 207 mil moradores com direito a votar. Com isso, caso algum dos candidatos não tenha mais da metade dos votos válidos em 6 de outubro, será necessário voltar às urnas no dia 27 de outubro.
Em 2020, por exemplo, o prefeito Ney Santos (Republicanos) foi eleito com 48% dos votos, menos da metade. Na época, porém, a cidade contava com 189 mil eleitores, e com isso o gestor foi eleito, pois não era previsto ter duas rodadas de votação para esse número de eleitores.
Por enquanto, a cidade está com dois nomes mais fortes na disputa. Neste ano, Ney conclui o segundo mandato e não pode disputar a reeleição. Ele deve lançar Hugo Prado (Republicanos) para concorrer ao cargo, enquanto a oposição articula a pré-candidatura de Rosângela Santos (PT), aliada aos ex-prefeitos Geraldo Cruz (PT) e Chico Brito (sem partido).
Embu foi a sétima cidade com maior crescimento no número de eleitores, o que levou o município a se tornar o 13º com possibilidade de ter segundo turno. Nas eleições passadas, a cidade vizinha de Taboão da Serra, também havia ultrapassado a barreira dos 200 mil eleitores, e teve na época pela primeira vez um segundo turno.
Além delas, podem ter segundo turno na Grande São Paulo os municípios de: São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, Diadema, Mogi das Cruzes, Mauá, Carapicuíba, Barueri, Itaquaquecetuba e Suzano.