Ônibus, lotações, caminhões, motos e carros costumam travar a via de duplo sentido, com trechos, muitas vezes, sem calçadas, da rua Gregório Pomar, umas das muitas subidas do Jardim Damasceno, bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo.
Ali, onde o tráfego terrestre complica diariamente, a Space Network nasceu como uma pequena lan house, cresceu e se tornou a maior empresa de distribuição de internet do distrito, destravando a vida da vizinhança que navega no universo virtual.
Com mais de 280 km de extensão de Rede Metro, percorrendo Data Centers de todo o estado de São Paulo, a Space conectou 35 bairros do distrito, ao longo dos últimos 13 anos.
“Atualmente, a Space conta com mais de 15 mil clientes ativos em nossa rede. Estimamos conectar mais de 45 mil pessoas, de acordo com a média de moradores por domicílio no Brasil. Entendemos, claro, que na periferia esse número pode ser mais alto”, estima Nilson Silva, CEO da empresa.
Nilson Silva e o irmão Gilson Mariano, donos da Space, perceberam a ausência da oferta dos serviços das operadoras de grande porte nas periferias, e a falta de visão sobre uma demanda por internet crescente.
“A negligência das grandes operadoras em relação à população da periferia foi a maior problemática que nos motivou a crescer e continuar ampliando nossa rede”, pontua Silva.
Na Brasilândia, o acesso à internet móvel é um dos mais desiguais da capital paulista. O distrito tem 1.87 antenas a cada dez mil habitantes. Enquanto no Itaim Bibi, o número é de 50.90, segundo dados do Mapa da Desigualdade de 2022.
Além de conectar os “Brasilanders” às redes, a Space fortalece ações e projetos sociais da região, mas, sobretudo, consolidou um compromisso com a geração de emprego e renda da comunidade. Atualmente, mais de 90 funcionários, moradores locais, estão na folha de pagamento.
“Nossa missão sempre foi para a comunidade. Nosso crescimento vem da força periférica”, diz Silva.
Oportunidades, novas experiências e reconhecimentos
O analista de redes Felipe Aguilar, 24, é um exemplo dos funcionários que cresceram com a Space Network. Desde a contratação em 2020, já passou por três promoções. “A gente até brinca que na época que entrei, eu era um experimento. Estudava na área de tecnologia, mas nunca tinha tido uma oportunidade. Consegui desenrolar legal e a empresa reconheceu o meu esforço”.
Um ano depois, ele indicou a irmã Fernanda Aguiar, 27, para uma vaga no departamento de marketing. Fernanda, atualmente assistente de marketing, lembra que na primeira semana de trabalho ajudou a coordenar um evento que se tornou uma experiência marcante.
Os irmãos Fernanda e Felipe Aguilar trabalham em departamentos diferentes da Space Network @Léu Britto/Agência Mural
“Andei de helicóptero pela primeira vez na vida. Levamos uma equipe de 30 pessoas para conhecer a Arena Corinthians; dez deles chegaram lá de helicóptero. Fizemos um tour, almoçamos, tudo proporcionado pela Space por meio de uma parceria. Foi um dia super legal”, conta Fernanda.
Os irmãos são vizinhos do prédio de três andares e divididos em muitas salas e departamentos, antiga residência dos donos. A distância do emprego, uma das vantagens apontadas também pelos Aguilar, é considerado o melhor benefício para a auxiliar de limpeza Neuma Maria Leite, 41, há cerca de quatro anos na empresa.
“Levo uns dez minutinhos para chegar aqui. A gente sabe os transtornos para gente que depende do transporte público. Pegava dois ônibus para chegar no outro emprego. É cansativo e estressante”, relembra.
A auxiliar de limpeza Neuma Maria Leite, que ganhou qualidade de vida por trabalhar perto de casa e se livrar dos transportes públicos @Léu Britto/Agência Mural
Além da logística, os funcionários elogiam a refeição servida no refeitório localizado no terceiro andar, em uma varanda aberta com vista para a paisagem local. É também o espaço para festas e eventos da firma.
O cardápio, preparado na cozinha industrial no mesmo andar, tem pratos quentes variados, acompanhados de saladas e sucos.
A vendedora Rafaele Gomes Santos, 27, diz que ainda sobra tempo para visitar os três filhos no horário de almoço, pois mora próximo da sede. A profissional diz se orgulhar dos prêmios conquistados nos três anos na companhia.
Como melhor vendedora, ganhou um fim de semana em um resort com a família. E, no ano passado, recebeu um voucher para um jantar em uma votação que a elegeu como a pessoa mais engraçada da Space.
A vendedora Rafaele Gomes Santos ganhou prêmios na empresa @Léu Britto/Agência Mural
“Sempre fui muito competitiva em relação a ser destaque em algo e as outras empresas não me davam essa oportunidade de reconhecimento. E os prêmios foram perfeitos, até porque eu nunca tinha viajado”, conta sorridente.
Da porta pra fora
O técnico em informática Edvaldo José de Souza, 48, assina o plano de 450 MB para o comércio dele no Jardim Carumbé, e também para a residência dele na Vila Itaberaba, ambos na região da Brasilândia/Freguesia do Ó.
Ele trabalha há mais de 20 anos com artigos de papelaria e informática no bairro. “Começou a melhorar muito o nosso serviço e o tipo de serviço que passamos a oferecer. Na pandemia, atendemos os clientes pelo WhatsApp, e como trabalho com TI, vejo que é a melhor internet da região, não tem picos, não tem quedas. É a única estável por aqui”, diz.
Além da conexão, Souza destaca como diferencial o serviço de atendimento e o compara com o de outra operadora de grande porte. “Até um técnico vir à nossa residência, a gente passava dois a três dias sem serviços. Na Space, você abre chamado pela manhã e, durante o dia, o rapaz já vem aqui e resolve o problema”.
Vista do refeitório da Space Network @Léu Britto/Agência Mural
Outro cliente satisfeito é o técnico em informática Luiz Alberto de Oliveira, 40, morador do Jardim Guarani, também na Brasilândia. “Às vezes, no começo demorava para responder um pouco, mas o serviço deles tem melhorado com o passar do tempo. E a internet funciona muito bem”, diz o assinante do plano com 600 MB.
Oliveira destaca a importância da companhia para o desenvolvimento local. “É muito bom ter essa oportunidade para pessoas do bairro trabalharem, pessoas que não têm muito estudo e que na própria empresa podem aprender o serviço. É uma empresa boa, de qualidade”, conclui.
A Space oferece quatro tipos de combos, todos com instalação grátis, além de uma assinatura com a Paramount+ e outros serviços de streaming. As mensalidades variam de acordo com a velocidade contratada. O plano mais básico, o combo Mega (de 300 MB), custa R$ 99,90; o combo Super (450 MB), R$ 119,90; o combo Ultra (600 MB), R$ 139,90, e o combo Hyper (750 MB), o mais caro, custa R$ 189,90.