Ícone do site Agência Mural

Estrela do Terceiro Milênio quer ‘fazer rir’ na estreia e movimenta Grajaú

Por: Isabela Alves

“Deixa a tristeza pra lá, sou alegria. Minha coruja a voar ao infinito. A estrela que brilha mais forte no céu. É o Grajaú para conquistar o seu sorriso”.Com o samba-enredo “Me dê a sua tristeza que eu transformo em alegria. Um tributo à arte de fazer rir”, do carnavalesco Murilo Lobo, a escola de samba Estrela do Terceiro Milênio irá desfilar pela primeira vez no Grupo Especial em 2023.

A campeã do Grupo de Acesso 1, que prestou um tributo às mulheres sambistas em 2022, neste ano irá falar sobre a história do humor e homenageará grandes nomes da comédia no Brasil.

A escola abrirá a segunda noite dos desfiles, no sábado (18), e também pretende levar o senso de pertencimento do Grajaú, distrito da zona sul de São Paulo, local que abriga a escola há 24 anos.

A Agência Mural esteve presente no último ensaio antes do desfile que ocorreu no domingo (12), no Centro Cultural Grajaú, e conversou com moradores da região para entender o impacto dessa conquista.

Último ensaio da escola foi no Centro Cultural do Grajaú @Isabela Alves/Agência Mural

“Foi um trabalho árduo de muitos anos e essa conquista vai ficar na nossa memória: a comunidade inteira cantando conosco. Estou confiante que o mundo irá conhecer a força do nosso Grajaú”, diz Andréia Araújo, 40. A diarista conhece a escola desde 2010, quando a filha foi convidada para desfilar.

Ela lembra da emoção de assistir o desfile da arquibancada no Sambódromo do Anhembi na época em que a escola estava no Grupo de Acesso 2. No ano seguinte, foi convidada para atuar como componente e, neste ano, assumiu o cargo de chefe da ala jovem.

O trabalho dela é recrutar os jovens, fazer com que eles entendam a letra do samba-enredo, e ensinar o processo de cantar, dançar e transmitir alegria para quem está assistindo. “É um espetáculo a céu aberto, então tem que mostrar toda alegria e potencialidade do nosso carnaval”, observa.

Maria Memé Mary, 60, atua como comerciante na região desde 1987 e conta que acompanhou os primeiros desfiles que aconteciam nos bloquinhos de rua. Passou a acompanhar ativamente o trabalho da escola em 2009 e este ano irá desfilar com a fantasia da personagem “Jeannie é um Gênio”, famosa sitcom estadunidense da década de 1960. “Não tinha como eu morar aqui do lado e não participar”, conta animada.

Ela observa que a conquista de chegar ao Grupo Especial foi algo que mobilizou toda a comunidade, já que neste ano houve a participação de 1800 pessoas envolvidas no projeto.

Os últimos ensaios técnicos foram nos dias 24 e 28 de janeiro, e 3 de fevereiro. O desfile tem a duração de uma hora e para que tudo saia perfeito, a conexão e esforço durante os ensaios entre os envolvidos devem ser precisas.

Representatividade

A estudante de fisioterapia Júlia Ribeiro, 22, mora perto da quadra da escola e relata que dá para sentir a energia de longe. Para ela, ver a escola alcançar esse espaço é uma maneira de empoderar a comunidade como um todo, até as pessoas que não moram perto do bairro Parque América.

Além de pregar a união do coletivo, ela aponta o fato da escola recrutar as pessoas da região para a equipe e promover ações sociais, como a arrecadação de alimentos, doação de produtos de limpeza e de higiene pessoal. “Quem toca e trabalha como chefes das alas são pessoas daqui, então há uma preocupação com a inclusão”, diz.

Apesar dessa avaliação, a escolha de pessoas de fora do Grajaú para participar dos desfiles levou a questionamentos por parte de alguns moradores. A Terceiro Milênio terá como rainha de bateria a atriz Carla Diaz, e como musa Mirela Birnfeld, esposa do deputado federal Alexandre Leite (União) – ele é filho do vereador Milton Leite (União) e ambos são apoiadores da escola.

O presidente da Câmara Milton Leite e, na direita, o deputado federal Alexandre Leite, em ensaio da escola @Divulgação

“Cadê as meninas da comunidade”, postou um seguidor. A Escola rebateu os comentários dizendo manter as meninas em vários postos da escola e que teve por anos mulheres negras à frente da bateria. “Agora temos nossa musa que também é comprometida com a escola”.

Julia diz que os comentários têm sido feitos por quem é de fora. “Quem está reclamando, não conhece o trabalho de perto. Estão escolhendo pessoas de fora para que a escola se torne mais conhecida. O carnaval também é feito de visibilidade”, reflete.

A agremiação também convidou outros artistas para participar, como Marcelo Adnet (embaixador do enredo), Thalia Bombinha (drag humorista), Lindsay Paulino (ator), Ellen Roche (atriz) e Valenttini (drag humorista).

Destaques

Um dos destaques do desfile está no último carro alegórico, chamado ‘O mundo na palma da mão’, que terá uma homenagem especial para Maria Vilani. A escritora e filósofa promove atividades culturais na região há três décadas e Adriano Mendes, que trabalha com ela no Caps (Centro de Arte e Promoção Social), estará ao seu lado nesse momento.

“Uma periferia como o Grajaú conseguiu com muito esforço chegar nesse patamar, porque são muitos sonhadores. Agora a escola é um grande ponto de referência na área da cultura. Por mais que os sonhos demorem, não deixem de acreditar, porque um dia acontece. E nós estamos vivendo isso”, conclui Adriano.

Sair da versão mobile