Desde cedo, Deborah Vitória, 18, vê na educação uma ferramenta de transformação. Moradora do Parque Cruzeiro do Sul, em São Miguel Paulista, extremo leste de São Paulo, ela terá a oportunidade de falar sobre isso em outros espaços e vai representar a região em uma conferência nos Estados Unidos.
Deborah foi uma das sete brasileiras selecionadas na Naimun (North American Invitational Model United Nations), promovida pela Georgetown University, em Washington, D.C., EUA.
A conferência reúne jovens de diversos países para debater questões globais e simular o trabalho de diplomatas. Ela foi selecionada pelo Instituto Olympus MUN.
Deborah, captando imagens para o documentário sobre a Luta pela Educação na Zona Leste @Arquivo pessoal/Divulgação
A jovem, que começou estudando em escola pública, na Emef Presidente Epitácio Pessoa, ingressou no Instituto Federal de São Miguel Paulista aos 15 anos e ampliou o conhecimento acadêmico e social. Além disso, ela aponta músicas como dos Racionais MC’s e a própria família como ponto de partida para entender as desigualdades.
‘Minha mãe, que trabalhou muitos anos como agente comunitária de saúde, sempre me apoiou e reforçou a importância da educação. O trabalho dela foi fundamental para que eu entendesse as questões sociais ao meu redor’
Deborah Vitória, estudante
O Mapa da Desigualdade 2022 aponta que São Miguel Paulista tem um dos menores índices de infraestrutura digital da cidade e poucos espaços culturais. A falta de investimentos impacta diretamente a juventude local, que representa 43,2% da população do distrito.
Outro desafio significativo é a distância dos centros culturais, eventos e espaços de formação. “É algo muito desanimador”, cita Deborah. A estudante, por exemplo, conseguiu participar de atividades pela internet que ajudaram a buscar uma vaga nesse programa.
A estudante junto com a equipe que organizou a Mostra de Cinema ‘Elas Por Elas’, do projeto Cine das Minas @Arquivo pessoal/Divulgação
Com o desejo de cursar Relações Públicas no exterior, ela participou de uma simulação da ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2023, o que a aproximou de iniciativas voltadas ao ativismo social.
“A maioria das atividades extracurriculares e simulações da ONU que participo são online. Quando há oportunidades presenciais, na maioria das vezes, são muito distantes de casa e ainda pagas”, relata a estudante.
Uma das organizações com a qual teve contato foi a Girl Up Brasil, ligada à ONU. “Participei de reuniões para aprender a desempenhar uma liderança positiva na minha região, campanhas para incentivar o voto jovem, conscientizar sobre as mulheres na política.”
Também integrou um grupo de discussão sobre saúde feminina no C20 (Civil Society 20), que é um grupo de engajamento da sociedade civil no G20 (Grupo das 20 maiores economias do mundo).
A ida à NAIMUN exige um planejamento financeiro detalhado. Para viabilizar a participação, ela lançou uma campanha de arrecadação virtual para cobrir despesas como passagem aérea, alimentação e hospedagem.
Deborah mobilizou a rede de contatos, usando sua experiência com projetos sociais para ampliar o alcance da campanha.
“O meu principal desafio no momento são os custos. Como esses valores precisam ser convertidos para dólares, consequentemente, ficam mais altos. Faltam R$ 6.000, que é o equivalente a aproximadamente $1.000”, diz Deborah.
Representar a comunidade no evento é um desafio e uma conquista. Para ela, o encontro reforça que a educação pode abrir portas, independentemente da origem social.
Para ela, fortalecer a educação pública e ampliar programas como o “Pé de Meia” e os Institutos Federais são passos essenciais para garantir oportunidades reais a jovens das periferias. “Quero mostrar que, mesmo vindo de escola pública e baixa renda, podemos alcançar oportunidades por meio da educação”, afirma a estudante.
Interessados em apoiar podem contribuir pelos seguintes canais:
-
- Evento: North American Invitational Model United Nations (NAIMUN)
-
- Data: 13 a 16 de fevereiro de 2025
-
- Local: Georgetown University, Washington, D.C., Estados Unidos
-
- Contato: (11) 93907-4573 | deborahvitoriasantoscontato@gmail.com
-
- Instagram: @adebs_
-
- Pix: vaquinhanaimun@gmail.com (Banco Nubank)