Ícone do site Agência Mural

Correspondente de Jova Rural reencontra fontes durante Expo Mural

As crianças que frequentam a Fábrica de Cultura conferem histórias de Jova Rural (Matheus de Souza/Agência Mural)

No sábado (30), a Agência Mural realizou a Expo Mural na Fábrica de Cultura Jaçanã, na zona norte de São Paulo, e mostrou para moradores locais reportagens que foram produzidas desde 2011, sobre Jova Rural, o bairro da correspondente Aline Kátia.

A Expo Mural é um projeto itinerante que visa estabelecer vínculos entre muralistas e a comunidade das regiões que moram e Aline conta que se emocionou com esta edição. “Desde o primeiro momento de revisitar as histórias que eu contei para escolher algumas para exposição”, diz.

Aline Kátia, correspondente de Jova Rural, mostra reportagens que produziu para garoto que frequenta a Fábrica de Cultura Jaçanã (Matheus de Souza/Agência Mural)

Durante o 1º Festival Sons da Diversidade, organizado pelo coletivo Bando Jaçanã, que reuniu artistas LGBTI+ independentes, os públicos do evento e da Fábrica tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a história de Jova Rural e a Agência Mural.

Acompanhada dos muralistas Karol Coelho, editora de projetos especiais; Matheus de Souza, correspondente de São Mateus; e Tamiris Gomes, correspondente de Poá, Aline reencontrou o capoeirista Jefferson Camilo e a Lúcia Helena Caetano, entrevistados em reportagens que produziu, além da voluntária do CIC Norte, Suely Vieira Lavour, que conheceu durante a apuração do arena grega abandonada.

“É muito gratificante estar no espaço da Fábrica recebendo e conversando com pessoas de todas as idades, revendo as pessoas que entrevistei e avaliando o que mudou na realidade delas, na minha e no nosso bairro. Além de receber muralistas de outras regiões e mostrar fisicamente os lugares que eles conheceram primeiro pelas minhas palavras”, afirma.

Aline Kátia ao lado de Jefferson Camilo, Suely Vieira Lavour e Lúcia Helena Caetano, moradores de Jova Rural e personagens de histórias do bairro (Matheus de Souza/Agência Mural)

Criada em 2014, a Expo Mural acontece em feiras, saraus e outros eventos culturais. O objetivo é que aconteça exposições mensais em diferentes regiões da Grande São Paulo.

Sair da versão mobile