A Praça Brasil é uma das principais áreas de lazer para crianças e jovens na Cohab José Bonifácio, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. E foi nesses encontros que o gosto por um esporte fez nascer uma “família”.
É a Família Roller, grupo que reúne mais de 150 participantes da patinação e que praticam o esporte por ruas do bairro, além de treinar diversas modalidades.
Tudo começou em 2019, quando o almoxarife Murilo da Silva, 38, costumava levar a filha para patinar na praça. Outros pais e mães também acompanhavam os filhos, como o produtor Sandro Silva, 48, conhecido como Índio, que tem uma experiência de mais de 35 anos com a patinação.
Os dois se reuniram, convidaram outros pais, mães e crianças que se encontravam frequentemente na praça e por meio de um grupo do WhatsApp surgiu a Família Roller. O que era considerado apenas uma brincadeira de criança, se tornou uma prática esportiva também dos adultos.
Alguns se interessaram por relembrar o contato que tinham com o patins na época de infância, enquanto outros descobriram o interesse recentemente. É o caso do marceneiro Anésio Filho, 43, morador do Parque do Carmo, bairro vizinho do Conjunto José Bonifácio.
Ele começou a patinar há menos de um ano, quando levava a filha Catarina Carvalho, 10, para praticar o esporte na Praça Brasil apenas como uma brincadeira, quando conheceram Índio.
Índio comentou que a menina tinha habilidades além do que o patins de brinquedo poderia suportar. Logo, ele emprestou um equipamento de qualidade superior para Catarina e ela conseguiu ter um desempenho melhor. Também foi ele quem incentivou Anisio a entrar no esporte.
“Passado algumas vezes que eu ia só pra ver ela brincando, ele falava: ‘cara, põe o patins no pé que você vai ver que vai gostar”’. Dito e feito, Anésio começou a praticar junto com o grupo e hoje é um dos administradores da Família Roller.
Além de Anésio, existem outros quatro administradores que estão à frente das iniciativas do grupo: Murilo e Índio, os fundadores; Júlio e Rony, participantes que se mostraram interessados em auxiliar na gestão do grupo.
No WhatsApp, são mais de 150 participantes, sendo que cerca de 50 são ativas e frequentes nos encontros realizados. O perfil é variado: vai de crianças que competem e possuem até patrocínio, a adultos e outras crianças que estão interessadas apenas na prática esportiva.
As principais iniciativas que a Roller realiza são os encontros da modalidade Urban, um passeio de patins pela cidade, e os treinos abertos.
O grupo realizava um encontro chamado Urban da Meia-Noite e também faziam um passeio pelo bairro durante a madrugada. O trajeto era definido de acordo com o nível de experiência dos membros que estavam presentes, sempre com instrutores usando coletes de identificação e apitos para auxiliar os iniciantes.
“A gente pratica muito a noite devido ao trânsito ser menor”, afirma o eletricista Júlio César, 38, um dos administradores do grupo. “O pessoal do apoio vai com apito durante a noite, a gente usa sinalizador, colete e vai tentando minimizar os perigos.”
Em relação aos treinos abertos, o intuito é ensinar do básico até o avançado. Os mais experientes realizam os treinos e orientam os iniciantes sobre equilíbrio, movimentos básicos, e as modalidades que existem na patinação.
Crianças que participam dos treinos da Família Roller @Léu Britto/Agência Mural
Um obstáculo, porém, são os espaços para patinar. Apesar do grupo ter surgido na Praça Brasil, o local conta uma circulação grande de pessoas, além de outras atividades, o que dificulta a prática. Além disso, outros espaços públicos da região, como o Parque do Carmo, sequer possuem pistas apropriadas para a patinação.
Desde dezembro do ano passado, o grupo conseguiu, via subprefeitura de Itaquera, um espaço para ser usado como sede, no centro de Itaquera. A área possui uma quadra, um playground e uma sala fechada.
Apesar de não ter sido construído para a prática de patinação, o espaço vem servindo para que a Família Roller consiga reunir seus membros e realizar os treinos abertos para a comunidade.
Endereço: Rua Doutor Aureliano Barreiro, 288, Itaquera, zona leste de São Paulo
Horário de funcionamento: Treinos abertos toda terça e sexta das 20h às 22h e aos domingos das 13h às 17h
Página: https://www.instagram.com/familia_roller/
Grupo começou na Praça Brasil e circula por vias da zona leste de SP @Léu Britto/Agência Mural
Modalidades do patins
Para entender as modalidades do patins é necessário considerar dois fatores principais: o tipo de patins utilizado e as diversas categorias que cada modalidade possui.
A experiência da Roller é com o patins inline, aqueles com as rodas uma atrás da outra, e as principais modalidades com esse tipo são:
CONHEÇA 7 MODALIDADES DA PATINAÇÃO
Slalom: manobras realizadas em volta de cones. Existem várias categorias, como a batalha, que exige manobras originais e sem perder o equilíbrio em volta dos cones ou o classic, cuja participação tem coreografia e música.
Street: manobras realizadas em pista de skate, corrimão, etc. É semelhante ao próprio skate.
Urban: É o passeio pela cidade. Geralmente, exige várias habilidades que se relacionam a outras modalidades, como por exemplo, se for necessário pular sobre uma calçada, essa habilidade pode ser usada na modalidade Jumping.
Hockey: Competição com bastão/taco, realizada em grupo e com o objetivo de acertar uma bolinha ou disco no gol adversário. É praticado em quadra.
Jumping: Saltos com patins, exigindo uma habilidade de pular o mais alto possível.
Slide: Usa manobras em que os patinadores “derrapam”. É feito quando o pé vira para frear, porém faz com que a pessoa faça uma derrapagem longa. É necessário utilizar alguns itens para deixar o chão mais escorregadio.
Speed: Uso da velocidade e corrida com patins.