APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Familiares podem acompanhar pessoas com deficiência internadas com covid-19

Medida do Governo de SP tem objetivo de promover o cuidado de pacientes sem comunicação ou dependentes de terceiros para alimentação e locomoção

Image

Por: Redação

Publicado em 03.07.2020 | 21:03 | Alterado em 03.07.2020 | 21:03

Tempo de leitura: 1 min(s)
Image

(Crédito: Magno Borges/32xSP)

Pessoas com deficiência podem ter o acompanhamento de um familiar ou cuidador, no caso de internação hospitalar por covid-19 no estado de São Paulo, determinou uma resolução conjunta da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Saúde, publicada no último dia 24 de junho.

A medida do Governo de São Paulo abrange toda a rede pública hospitalar do estado e visa garantir a segurança e os cuidados adequados das pessoas com deficiência no contexto da pandemia.

Entretanto, considerando o alto risco de transmissibilidade da covid-19 para o familiar ou o cuidador, a resolução recomenda que apenas pessoas sem comunicação ou dependentes de terceiros para alimentação e locomoção tenham o direito ao acompanhante.

LEIA TAMBÉM:
– Mães têm cuidados redobrados com filhos com deficiência durante a pandemia
– Como é o atendimento em Libras na rede pública de saúde de São Paulo?

Em relação à proteção dos acompanhantes, é necessário que eles tenham idade entre 18 e 59 anos, e não apresentem comorbidades (doenças crônicas ou agudas). Durante a permanência no ambiente hospitalar, devem usar os EPIs (equipamentos de proteção individual) necessários e ser informados sobre toda a evolução do quadro do paciente.

No caso de pessoas com deficiência que não tenham acompanhante, o contato com familiares (ou outra pessoa por ele indicada) está assegurado por meio de tecnologias. Para isso, o paciente deverá receber ajuda do profissional de saúde.

Leia aqui a nota técnica de “Internação de pessoas com deficiência, portadores do novo coronavírus”.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE