Na última terça-feira, 1º de outubro, a Agência Mural foi anunciada como uma das vencedoras da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual São Paulo, que reconhece reportagens sobre empreendedorismo. Os vencedores de cada categoria avançarão para a fase regional, que definirá os finalistas da etapa nacional, a ser realizada em Brasília.
Neste ano, a Mural se destacou em duas categorias: fotojornalismo, com foto de Léu Britto na reportagem “Incubadora de negócios, Cidade Tiradentes reúne empreendedores do funk à feira orgânica”; e em texto, com o 2º lugar pela reportagem “Entre sonho e sobrevivência: empreendedores negros falam como é criar negócios nas periferias”, escrita por Amanda Oliveira, correspondente em Guarulhos.
O texto de Amanda retrata os desafios enfrentados pelos empreendedores periféricos ao iniciar seus negócios, mostrando como, muitas vezes, a necessidade antecede o sonho. “Foi minha primeira matéria para a Mural, por isso tem um lugar especial. É um tema muito sensível que merece mais atenção e visibilidade. Muitos negros começam a empreender, na maioria das vezes, por necessidade. Conhecer a história desses empreendedores, poder escrevê-la e ser reconhecida pelo Sebrae é uma honra”, afirmou.
Léu Britto, fotojornalista da Mural, expressou sua felicidade pelo reconhecimento, destacando que faltava apenas a categoria de Foto para que a Mural completasse sua coleção de prêmios no Sebrae.
“Minha maior alegria não é ver meu nome em evidência, mas ter conquistado um prêmio da maneira que mais valorizo: de forma coletiva! Fazemos e ganhamos juntos. Valorizo ainda mais este 1º lugar, após os repórteres Jacqueline e Luis Antonio me convidarem para colaborar na pauta deles”, disse.
Para o diretor de jornalismo da Mural, Vagner de Alencar, a premiação ressalta o impacto das histórias periféricas no cenário social e jornalístico. “Receber esse reconhecimento pelo nosso trabalho, tanto em texto quanto em fotojornalismo, é uma honra. Ele destaca o talento da equipe da Agência Mural e reforça nossa missão de amplificar as vozes das periferias. É mais uma confirmação de que essas histórias, muitas vezes ignoradas, continuam a gerar impacto e precisam ser contadas, ouvidas e vistas”, declarou.
Sobre o Prêmio Sebrae
O Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece os melhores trabalhos que abordam o empreendedorismo em quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. A 11ª edição bateu recorde de inscrições, com 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país. São Paulo liderou o número de inscritos (322), seguido por Minas Gerais (220) e Bahia (184).