Evento reuniu debates sobre futuro do jornalismo digital, inteligência artificial e cobertura ambiental
Por: Ilton Porto
Notícia
Publicado em 11.06.2025 | 13:31 | Alterado em 12.06.2025 | 11:00
A Agência Mural participou entre os dias 6 e 8 de junho do Festival 3i, promovido pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), no Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 120 palestrantes para debater os rumos do jornalismo digital no Brasil e no mundo.
Representaram a Mural os diretores Anderson Meneses (Negócios e Tecnologia), Cíntia Gomes (Institucional e Diversidade) e Paulo Talarico (Treinamento e Dados), que participaram de discussões importantes sobre temas como inovação, diversidade e formação jornalística nas periferias.
No primeiro dia de programação, Anderson Meneses apresentou uma ferramenta de inteligência artificial que alerta moradores das periferias da Grande São Paulo sobre dados climáticos locais. E no segundo dia, no “Dados e Tendências”, compartilhou os bastidores do livro “Tijolo por Tijolo”, que narra a mobilização de apoio à Mural e reúne experiências de outras organizações jornalísticas do Brasil e da Colômbia.
“O mais rico do Festival 3i é a troca nos bastidores, conversando com quem está fazendo esse novo jornalismo em que a gente acredita. Um jornalismo que empodera, que constrói novas narrativas e trata os moradores das periferias de forma digna”, afirma Anderson.
Anderson apresenta novo projeto da Mural @Agência Mural
Na tarde de sábado (7), Cíntia Gomes, que agora é a nova Conselheira da Ajor, participou do Diálogo e Tendências sobre “Equidade racial e de gênero nas redações é possível?”, ao lado de Marília Moreira, diretora institucional do Instituto AzMina. O encontro trouxe reflexões sobre como construir ambientes jornalísticos mais inclusivos e representativos.
“Falei sobre como a diversidade nas redações precisa refletir também no conteúdo. Não basta contratar profissionais diversos, é preciso garantir que suas visões estejam presentes nas reportagens, vídeos e nas decisões editoriais”, reforçou Cíntia.
Cíntia Gomes defende um jornalismo diverso e inclusivo @Vic Santos
Em seguida, Paulo Talarico esteve presente na mesa “Escolas de jornalismo nas periferias antes e agora”, ao lado de Aline Rodrigues (Periferia e Movimento), Mara Rovida e Raimundo Quilombo. O grupo debateu os desafios das formações jornalísticas periféricas ao longo dos anos e como elas se adaptam às mudanças tecnológicas e sociais.
“Discutimos como essas iniciativas impactam o jornalismo de forma mais plural e conectada com as realidades locais. É fundamental levar o jornalismo para as quebradas, para que essas vivências sejam representadas de forma justa”, disse Paulo.
Paula ressalta a importância das escolas de jornalismo nas periferias @Agência Mural
Além das participações nas mesas e debates, a Mural também teve motivo para celebrar: a reportagem “Queimando o aprendizado: ondas de calor dificultam a vida de alunos nas periferias de São Paulo” foi finalista na categoria “Melhor Cobertura Socioambiental Local” do Prêmio de Jornalismo Digital Socioambiental, realizado pela Ajor em parceria com a Embaixada Britânica no Brasil.
Nossa correspondente Kethilyn Mieza representa a Mural no Prêmio de Jornalismo Socioambiental @Gabi Falcão
Depois de três dias de imersão, a Mural volta para casa com a bagagem cheia de novas conexões, aprendizados e ideias para continuar fortalecendo o jornalismo local.
Ilton é jornalista baiano, graduado pela Universidade Federal do Pampa, mestre e doutorando em Comunicação pela USP. Foi vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Amante da MPB, é virginiano nato e jogador de vôlei nas horas vagas.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]