APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Festival gratuito exibe 50 filmes produzidos nas periferias brasileiras

Festival Visões Periféricas está na 14ª edição; a programação vai de 24 a 31 de março de 2021 e inclui longas, médias e curtas-metragens

Image

Divulgacão

Por: Tamiris Gomes

Notícia

Publicado em 23.03.2021 | 20:54 | Alterado em 23.03.2021 | 22:23

Tempo de leitura: 2 min(s)

A 14ª edição do Festival “Visões Periféricas” será realizada de 24 a 31 de março de 2021, com a exibição gratuita de 50 filmes produzidos nas periferias de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras.

Pela primeira vez de forma online, a programação conta com longas, médias e curtas-metragens. Realizadores independentes e coletivos de audiovisual ganham destaque.

Na sessão de abertura, quarta-feira (24), às 19h30, será exibido o inédito “Anastácias” (2020), de Thatiane Almeida, com tradução em libras.

“Anastácias” retrata a vida de cinco mulheres negras de comunidades da região do Jabaquara, zona sul de São Paulo, a partir da premissa do afeto.

< >

"Anastácias" (2020), de Thatiane Almeida @Divulgacão

"Anastácias" (2020), de Thatiane Almeida @Divulgacão

"Anastácias" (2020), de Thatiane Almeida @Divulgacão

"Anastácias" (2020), de Thatiane Almeida @Divulgacão

"Anastácias" (2020), de Thatiane Almeida @Divulgacão

O festival reúne quatro mostras. Os filmes em cartaz em cada uma delas ficarão disponíveis por 48 horas para visualização no site do festival. Consulte neste link a grade completa.

“A Profundidade da Areia” (2019), de Hugo Reis, “Eu Permaneço Atento” (2020), de Lucas Rossi dos Santos e Henrique Amud, “Bonde” (2020), de Asaph Luccas, e “Perifericu” (2019), de Nay Mendi, Rosa Caldeira e Stheffany Fern, estão entre os filmes premiados que o público poderá assistir.

< >

“A Profundidade da Areia” (2019), de Hugo Reis @Milena Abreu

“A Profundidade da Areia” (2019), de Hugo Reis @Milena Abreu

“Perifericu” (2019), de Nay Mendi, Rosa Caldeira e Stheffany Fern @Divulgacão

“Perifericu” (2019), de Nay Mendi, Rosa Caldeira e Stheffany Fern @Divulgacão

“Bonde” (2020), de Asaph Luccas @Divulgacão

Além das mostras, o evento apresenta três mesas de debate que vão tratar de temas como os caminhos do audiovisual periférico pós-pandemia e a inserção de jovens da periferia no mercado audiovisual.

O debates serão nos dias 25, 29 e 30 de março, sempre às 19h30, no YouTubeFacebook e Instagram do festival. O ator Babu Santana participará de uma das conversas, na quinta-feira (25).

O “Visões Periféricas” oferecerá também duas oficinas de produção audiovisual destinadas ao público jovem e que serão ministradas por meio da plataforma Zoom.

VEJA TAMBÉM:
Saiba o que vai rolar na edição online da PerifaCon, a ‘Comic Con das favelas’
Na zona leste, filme mostra lendas do Rio Tietê e discute preservação

A idealização do festival é de Marcio Blanco, que faz também a curadoria juntamente com Kamilla Medeiros e Janaína Damaceno. A iniciativa tem apoio financeiro da Lei Aldir Blanc.

“O festival envolve também realizadores de comunidades quilombolas e aldeias indígenas. Além disso, estamos sempre discutindo a periferia a partir dos filmes, selecionando produções que trazem um olhar inovador e esteticamente potente”, diz Marcio.

A informação completa dos filmes selecionados, debates e oficinas está no site oficial do festival.

SERVIÇO:
14º Festival Visões Periféricas
Quando: 24 a 31 de março de 2021
Onde: www.visoesperifericas.org.br, YouTubeFacebook e Instagram
Gratuito

receba o melhor da mural no seu e-mail

Tamiris Gomes

Editora-assistente da Agência Mural. Fã de cinema, poesia e barulho de mar. Cofundadora e correspondente de Poá desde 2011

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE