Ícone do site Agência Mural

Festival gratuito exibe 50 filmes produzidos nas periferias brasileiras

"Anastácias" (2020), de Thatiane Almeida

Por: Tamiris Gomes

A 14ª edição do Festival “Visões Periféricas” será realizada de 24 a 31 de março de 2021, com a exibição gratuita de 50 filmes produzidos nas periferias de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras.

Pela primeira vez de forma online, a programação conta com longas, médias e curtas-metragens. Realizadores independentes e coletivos de audiovisual ganham destaque.

Na sessão de abertura, quarta-feira (24), às 19h30, será exibido o inédito “Anastácias” (2020), de Thatiane Almeida, com tradução em libras.

“Anastácias” retrata a vida de cinco mulheres negras de comunidades da região do Jabaquara, zona sul de São Paulo, a partir da premissa do afeto.

O festival reúne quatro mostras. Os filmes em cartaz em cada uma delas ficarão disponíveis por 48 horas para visualização no site do festival. Consulte neste link a grade completa.

“A Profundidade da Areia” (2019), de Hugo Reis, “Eu Permaneço Atento” (2020), de Lucas Rossi dos Santos e Henrique Amud, “Bonde” (2020), de Asaph Luccas, e “Perifericu” (2019), de Nay Mendi, Rosa Caldeira e Stheffany Fern, estão entre os filmes premiados que o público poderá assistir.

Além das mostras, o evento apresenta três mesas de debate que vão tratar de temas como os caminhos do audiovisual periférico pós-pandemia e a inserção de jovens da periferia no mercado audiovisual.

O debates serão nos dias 25, 29 e 30 de março, sempre às 19h30, no YouTubeFacebook e Instagram do festival. O ator Babu Santana participará de uma das conversas, na quinta-feira (25).

O “Visões Periféricas” oferecerá também duas oficinas de produção audiovisual destinadas ao público jovem e que serão ministradas por meio da plataforma Zoom.

VEJA TAMBÉM:
Saiba o que vai rolar na edição online da PerifaCon, a ‘Comic Con das favelas’
Na zona leste, filme mostra lendas do Rio Tietê e discute preservação

A idealização do festival é de Marcio Blanco, que faz também a curadoria juntamente com Kamilla Medeiros e Janaína Damaceno. A iniciativa tem apoio financeiro da Lei Aldir Blanc.

“O festival envolve também realizadores de comunidades quilombolas e aldeias indígenas. Além disso, estamos sempre discutindo a periferia a partir dos filmes, selecionando produções que trazem um olhar inovador e esteticamente potente”, diz Marcio.

A informação completa dos filmes selecionados, debates e oficinas está no site oficial do festival.

SERVIÇO:
14º Festival Visões Periféricas
Quando: 24 a 31 de março de 2021
Onde: www.visoesperifericas.org.br, YouTubeFacebook e Instagram
Gratuito

Sair da versão mobile