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Escola pública usa funk, rap e trap para ensinar português para alunos do ensino médio

Por: Jacqueline Maria da Silva e Léu Britto e Rômulo Cabrera e Sarah Fernandes

Quem mora na periferia sabe que o funk, o rap, o trap caíram no gosto da juventude. De olho na tendência, a equipe da Escola Estadual Juventina Marcondes, no Jardim Varginha, zona sul de São Paulo, teve uma ideia: usar os ritmos para ensinar gramática, fonética e literatura para alunos do ensino fundamental e médio.

Quem está à frente do projeto é o professor de português Anderson de Araújo, ou MN MC, um cantor autodidata que fez da educação uma missão de vida.

“Se eu te explicar a regra, talvez você não decore, mas se você decorar a música vai lembrar da regra”, conta.

Além de ajudar a aproximar os alunos da escola e quebrar estereótipos sobre os ritmos das quebradas, a ideia é tornar os estudos mais interessantes a partir de atividades como batalhas de slam e gravação de clipes com o celular.

“Os alunos vêm por si trazer devolutiva do trabalho. A gente se emociona porque estamos todos os dias tentando fazer melhor para eles na educação”, conta a diretora da escola Cristiane Silva de Souza, professora de artes e diretora da escola.

Mas como levar o funk para dentro da sala de aula? Para descobrir, é só dar o play no sétimo episódio do Vale Nota Ensino Médio, um podcast original da Agência Mural com apoio do Instituto Unibanco.

Ouça o podcast Vale Nota Ensino Médio no SpotifyApple MusicYoutubeAmazon Music ou em sua plataforma de podcast favorita.

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