Dia 31 de outubro é celebrado o Halloween (ou Dia das Bruxas), data importada e cada vez mais incorporada no calendário brasileiro. Mesma data do Dia do Saci, com o objetivo de valorizar o nosso folclore. E nesse clima de festas e tradições o Rolê na Quebrada faz uma curadoria de eventos para você curtir neste fim de semana.
Temos rolês virtuais e presenciais, assim como nas outras semanas. Então, caso vá sair de casa, não esqueça a máscara e o cartão de vacinação. Sem travessuras, ok? E vamos às dicas:
HALLOWEEN NO CAPÃO
A Cia Contra Regras, companhia de teatro do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, promove uma série de atividades em celebração ao Halloween que seguem até domingo (31).
São eventos presenciais, na Fábrica de Criatividade, e eventos virtuais promovidos nas redes sociais da companhia.
Entre as atividades, haverá uma roda de conversa sobre o cinema macabro e apresentação de espetáculo criado pelos alunos. Para mais informações, confira a programação nas redes da Cia Contra Regras.
TERROR QUE SURPREENDE
Neste sábado (30), às 19h, a galera do Gibiteca Balão, em Itaquera, na zona leste, vai promover uma live sobre obras de terror que subvertem clichês.
No bate-papo, participantes indicam e conversam sobre filmes, séries e livros que conseguiram trazer renovação a velhos conceitos do gênero. A transmissão será no canal deles no YouTube.
Além desta live, o grupo também realiza outros eventos com o tema no fim de semana. No domingo (30), às 17h, será transmitido o curta “Dicotomia”, logo após terá uma conversa com o cineasta Alexandre Prados, cria do Capão Redondo, zona sul.
Confira a programação completa no Instagram do Gibiteca Balão.
HISTÓRIAS DO GRAJAÚ
Organizado pela Cia Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa, a Ocupação Artística Canhoba apresenta o espetáculo online “Grajaú – Uma Cartografia da Exploração”, neste sábado (30), às 18h.
A peça teatral reconta histórias narradas por pessoas que migraram das regiões nordeste e sudeste do país para o território do Grajaú em busca de melhores condições de vida. Ao narrarem a travessia em meio ao isolamento social, atrizes e atores envolvem-se em memórias e revoltas. A classificação é de 12 anos.
Após a apresentação haverá um bate-papo com o tema “Como fazer teatro na periferia em meio a tantas perdas?” ou “Processo da Grajaú – Uma Cartografia em meio à Pandemia”.
A transmissão será feita pela página do Facebook e do canal no Youtube da Ocupação Artística Canhoba.
FESTIVAL DE TORRESMO
Saco vazio não para em pé, né? Também tem dica gastronômica, sim! Pirituba recebe o Festival de Torresmo, um evento aberto ao público que começa nesta sexta-feira (29) e vai até terça-feira (2) no bairro da zona noroeste de São Paulo.
Segundo a administração do evento, os visitantes poderão contar com um cardápio diversificado de cortes suínos como costela, joelho de porco, leitão pururuca, panceta e a estrela: o torresmo.
A entrada é gratuita, sendo cobrado apenas o consumo no local. Os preços dos lanches e pratos variam entre R$ 10 e R$ 50. Haverá espaço kids e área pet friendly.
Festival de Torresmo
Local: Rua Luis Elias Attie, no Parque São Domingos!
Quando: De 20 de outubro a 2 de novembro
Horário: das 12h às 22h
ENCONTRO ESTÉTICA DAS PERIFERIAS
No domingo (31), começa a 11º edição do Encontro Estética das Periferias, com mais de 80 atividades presenciais e virtuais em conjunto com coletivos espalhados pela cidade.
O evento é uma iniciativa da Ação Educativa e terá como homenageada a escritora Carolina Maria de Jesus, que representa as mulheres negras que constroem a cultura das periferias.
Entre as atividades do festival, está o Slam da Guilhermina, competição de slam de poesia organizada pelo coletivo de mesmo nome e participação de poetas de diversas quebradas. Confira a programação completa no site.
Curtiu? Acompanhe as dicas também pelo Instagram!
Se tiver sugestões de rolês, mande pra gente no WhatsApp! O número é (11) 93349-1709. ?