No bairro Jardim São Pedro, em Guaianases, na zona leste de São Paulo, a hidroginástica no CEU (Centro de Ensino Unificado), no Jardim São Pedro, também conhecido como Dragão do Mar, tem servido tanto para cuidar da saúde quanto para se tornar ponto de encontro para a comunidade.
Atualmente, cerca de 500 pessoas fazem parte dessa atividade e tem fortalecido os laços sociais entre os moradores.
”Eu morava do outro lado da rua e via muitas pessoas aqui, mas não as conhecia”, afirma o chefe de segurança José Alves, 71, que vai a hidroginástica ao lado da esposa Maria Alves, conhecida como Dona Bia.
Ele diz que as aulas têm servido para conhecer mais os vizinhos. “Conversamos sobre o dia a dia, a família, compartilhamos momentos especiais”, ressalta José.
”A gente dá risada e vai se distraindo, conhecendo bastante gente. No dia que a gente fica sem vir aqui, a gente sente bastante falta, não só pelo social, mas também porque a nossa autoestima aumentou consideravelmente”, completa a esposa.
Os dois também citam a questão da saúde. As dores nas costas também melhoraram para José. “Me sinto mais disposto e até mais jovem aos 71 anos.”
O local que hoje abriga o CEU Jardim São Pedro fica onde era o antigo Gerdy Gomes, um C.E.E. (Centro Educacional Esportivo), conhecido como clube escola. Apesar de possuir uma piscina, os moradores lembram que o local não recebia os devidos cuidados e constantemente era abandonada.
A única opção de lazer no espaço que a população aproveitava era o campo de futebol. Com a chegada do CEU em 2021, o espaço mudou e se transformou em um importante ponto de encontro para moradores que se cruzavam diariamente no bairro, mas raramente trocavam uma palavra, além dos benefícios à saúde.
O que é Hidroginástica?
A hidroginástica é uma modalidade de exercício aeróbico realizada na água, geralmente em piscinas. Os benefícios são particularmente significativos para a terceira idade e para pessoas com problemas respiratórios.
Por ser de baixo impacto nas articulações, ela promove o fortalecimento muscular, melhora a saúde cardiovascular e aumenta a flexibilidade. Além disso, a resistência da água oferece um treinamento eficaz, reduzindo o risco de lesões.
Para aqueles com problemas respiratórios, a hidroginástica contribui para melhorar a capacidade pulmonar, facilitando a respiração.
A vendedora Daniela Romero, 45, por exemplo, tinha dores nas articulações, coluna e joelhos. “Depois de começar a fazer hidroginástica, isso melhorou muito. Me sinto mais disposta no dia a dia.”
Ela também sente a integração com os vizinhos. “Um tempo atrás, estava sem touca de hidroginástica e não pude fazer a aula. Uma moça que eu nem conhecia me emprestou.”
Vendedora de salgados e moradora do bairro, Edileuza Soares,72, começou a frequentar a hidroginástica do CEU por conta de uma vizinha que fazia caminhada com ela e tinha começado a fazer os exercícios. Ao começar, sentiu alívio nas dores nas costas.
“Tanto para deitar quanto para levantar, eu sentia muita dor, muito pela idade e pelo trabalho em pé. Hoje, essa dor não existe mais, e eu me sinto muito mais ativa e bem.”
Para participar: Basta levar RG e comprovante de residência na Secretaria do CEU
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira: das 7h às 22h. Aos sábados e domingos: das 8h às 18h
Endereço: Rua Professora Lucila Cerqueira, 124 – Jardim Sao Pedro, São Paulo