Ícone do site Agência Mural

Isabelly fala da responsabilidade como coroinha na igreja católica em Suzano

Agência Mural ouviu sete crianças de diferentes religiões

Por: Jariza Rugiano e Jacqueline Maria da Silva

“Bato o sino, tem vezes que ajudo no ofertório”, descreve Isabelly Cesário Figueiredo, 9, citando a parte da missa em que o pão e o vinho se destacam como representação do corpo e sangue de Cristo e os fiéis doam o que puderem. Estas são algumas atribuições dela como coroinha, uma espécie de auxiliar do padre durante a celebração da igreja católica, função que exerce desde os 4 anos de idade.

Atualmente, ela é ajudante na igreja matriz Santa Suzana, em Suzano, na Grande São Paulo, onde também reside com os pais. Para a criança, as tarefas de apoio à missa são consideradas importantes, tanto que exigem conhecimento por meio de um curso específico.

Ela frequenta semanalmente as aulas que são ministradas pela própria mãe, Claudia Alves, 34. Lá aprende sobre os acessórios da comunhão, as posições no altar e as orações, sobretudo, de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas.

Isabelly na igreja Santa Suzana, em Suzano @Arquivo Pessoal

Segundo Claudia, a formação prepara coroinhas para servirem no altar nas diversas celebrações do ano litúrgico, espécie de calendário que guia os eventos católicos (Páscoa, Natal, entre outros). E ainda para ajudar os que ocupam qualquer posição hierárquica da igreja, do padre ao papa, se necessário.

IGREJA CATÓLICA

1

Maior religião brasileira, o catolicismo é uma religião cristã que possui uma autoridade maior, o Papa, e que direciona a fé por meio de dogmas e preceitos descritos na Bíblia.

Isabelly frequenta a catequese semanalmente, encontros de educação cristã do catolicismo. “Aprendemos as histórias da Bíblia, os ensinamentos e como usar os mandamentos na nossa vida”, pontua.

Ela conta que as aulas também ajudam a associar ensinamentos bíblicos aos acontecimentos do cotidiano, como o ato de honrar os pais, descrito nos Dez Mandamentos, e o cuidado com a natureza para evitar as pragas, como a história bíblica das 10 pragas do Egito.

A oração é parte integrante da rotina diária, ao acordar, na hora do almoço, para agradecer pela refeição, e antes de dormir. Além disso, lê a Bíblia a cada dois dias por interesse próprio.

Entre os santos, se sente mais próxima de Nossa Senhora de Aparecida, conhecida como a padroeira do Brasil, e conta que já foi ao Santuário Nacional para rezar para a santa.

REPORTAGEM ESPECIAL

Isabelly é uma das entrevistadas da série especial Religião na Infância, sobre como crianças lidam com a religião. Confira todas as histórias

Sair da versão mobile