Nos dias 4 a 5 de junho, os editores da Agência Mural, Cíntia Gomes e Vagner de Alencar, participaram do workshop “Compartilhe Impacto, Construa Confiança, Cresça o seu Negócio”, realizado pelo ICFJ (International Center for Journalists) e o News Integrity Initiative.
O workshop reuniu 25 jornalistas e comunicadores de diversos estados do país no escritório do Google em São Paulo. Houve discussão de tendências sobre impacto na mídia e modelos de negócios sustentáveis.
Participaram também editores e repórteres da grande imprensa, da mídia independente, coletivos e startups como Aos Fatos, Contas Abertas, Data Lab, Gazeta do Povo, Jota, Marco Zero Conteúdo, Nova Escola, Nós, mulheres da periferia, O Diário de Mogi, O Estado de S. Paulo, Poder 360, UOL, The Intercept Brasil, Zero Hora, entre outros.
Os profissionais colocaram em prática as relações entre confiança, impacto e sustentabilidade em um workshop de “design thinking”. Foram aplicadas metodologias da Stanford d.school para orientar o desenvolvimento de soluções criativas para problemas dos projetos selecionados entre os participantes, além de ações concretas que possam ser implementadas nas redações.
Para falar sobre sustentabilidade, o encontro contou com Janine Warner, cofundadora da SembraMedia e bolsista ICFJ Knight para América Latina; sobre impacto, com Pedro Burgos, bolsista ICFJ Knight; sobre confiança, com Angela Pimenta, coordenadora executiva do Projeto Credibilidade; e Adriana Garcia, fundadora do Orbital Midia, para o workshop de Design Thinking.