A 5ª edição da Perifacon, maior convenção nerd das favelas, está chegando: o evento será realizado em 25 e 26 de outubro, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, em São Paulo. A programação contará painéis, meet & greet, experiências imersivas, sessões de autógrafos e áreas dedicadas a games e quadrinhos, além de lançamentos inéditos e atividades voltadas à empregabilidade e formação profissional.
Entre os confirmados estão Podpah, Jovem Nerd, Diva Depressão, Jade Mascarenhas e Jorge Guerreiro. Haverá também discussões sobre a animação “Irmão do Jorel” e sobre a série “Vermelho e Sangue”, do Globoplay. O evento é gratuito e tem como objetivo celebrar a cultura pop e a criatividade periférica. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser retirados na plataforam Sympla.
Confira a programação completa aqui.
A Perifacon garante estrutura acessível para o público com deficiência, incluindo aplicativo, estande de atendimento e sala de descompressão.
Destaques
- Teatro Transpetro
O público poderá acompanhar um painel especial do Jovem Nerd com o lançamento do filme “A Própria Carne”, sua primeira produção nacional de terror para os cinemas. O bate-papo contará com a presença do diretor, dos criadores Alexandre Ottoni e Deive Pazos, além de parte do elenco, que compartilharão curiosidades e bastidores da produção.
Também estão confirmados painéis com Desce a Letra Show; Turma da Mônica; Diva Depressão; o time por trás da premiada animação brasileira “Irmão do Jorel”; e os bastidores da animação “Batman Azteca”, que tem brasileiros na produção.
- Beco dos artistas
Espaço visa misturar o “mainstream” e o “underground”, oferecendo oportunidades para pequenos e grandes produtores de desenhos, animação, quadrinhos, literatura e artes plásticas.
- Gamer Perifa e Perifa Emprega por BRQ
Ao menos 50 estúdios de desenvolvedores de jogos, atividades de RPG e jogos de tabuleiro estarão presentes. É um espaço para troca de ideias, formação e introdução ao mercado de trabalho. Haverá palestras sobre inteligência artificial, um painel “Vem para a Globo” sobre carreiras na empresa, e discussões sobre moda autoral e oportunidades de negócio com o Sebrae.
- Espaço de Lojas e Exposições
Estarão presentes diversas editoras, incluindo Mino e Veneta, além de pequenos empreendedores do universo geek. As exposições incluirão “Narrativas Ancestrais nas Histórias em Quadrinhos”, de Hugo Canuto; “RPG em Quadrinhos”, com trabalhos de Load e Wagner; e uma exposição do Salão de Humor de Piracicaba.
- Salas de Bate-Papo
Abordarão temas como quadrinhos e mercado internacional e a importância da comunidade na cultura pop. Estão confirmados nomes como Patrícia Gomes, Fábio Gomes, Natália Brid e Aline Diniz. Haverá também um bate-papo sobre a HQ “Gezebel” com Sandrão do RZO, Load e Manuel Taylor, e outro sobre o livro “Bate Estaca — Como DJs, Drag Queens e Clubbers salvaram a noite de São Paulo”.
- Sessão de Autógrafos e Alimentação
O evento terá sessões de autógrafos com Hugo Canuto, Fred Ouro Preto e a Turma da Mônica. A praça de alimentação contará com food trucks.
Datas: Sábado e domingo, 25 e 26 de outubro de 2025
Endereço: Fábrica de Cultura de Jardim São Luís — Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Preço: Grátis

