APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Jovens usam comunicação para transformar e se aproximar de onde vivem

Iniciativa social criada por moradores do Campo Limpo, subprefeitura situada na periferia da zona sul de São Paulo, a Escola de Notícias se utiliza da comunicação como ferramenta para transformar a região. Além disso, promove a aproximação de jovens com o poder público local.

Image

Por: Redação

Publicado em 08.09.2016 | 19:22 | Alterado em 08.09.2016 | 19:22

Tempo de leitura: 2 min(s)

Iniciativa social criada por moradores do Campo Limpo, subprefeitura situada na periferia da zona sul de São Paulo, a Escola de Notícias se utiliza da comunicação como ferramenta para transformar a região. Além disso, promove a aproximação de jovens com o poder público local.

Criada em 2011 por Tony Marlon – atual presidente – a organização desenvolve seis projetos diferentes com jovens. O “projeto-base” é a Escola de Comunicação Comunitária (Ecomcom), que recebe apoio do Edital Redes e Ruas. Segundo a coordenadora de projetos da instituição, Camila Vaz, o Ecomcom usa a comunicação para que os alunos conheçam os caminhos para alcançar os direitos econômicos, sociais e culturais.  “Por isso a Escola se relaciona com o poder público, desde a realização de visitas à subprefeitura, até a inscrição de projetos em editais municipais”, afirma.

No final de julho, por exemplo, os jovens tiveram a oportunidade de participar de uma conversa com o chefe de gabinete da Subprefeitura do Campo Limpo, João Alves. Na ocasião, ele explicou como funcionam os processos dentro de uma subprefeitura.

O Ecomcom é o primeiro ciclo do caminho de aprendizagem em produção comunicativa da Escola. As 520 horas, divididas em quatro módulos, durante um ano, usa três linguagens (fotografia e vídeo, criação gráfica e jornalismo e escrita criativa) para os jovens desenvolverem uma vivência técnica e humana com o uso da comunicação para investigar o que dá vida, potencializa e transforma as comunidades.

Os outros cinco projetos da Escola (Monitoria Cultural Educativa, Impulso, Mentoria, Conversas e Conselho Consultivo) são continuidades da Ecomcom e não contam com apoiadores financeiros. Eles são mantidos por meio do autofinanciamento, graças à prestação de serviços e consultorias feitas pela organização.

A Escola de Notícias funciona no Espaço Cultural CITA, localizado na rua Aroldo de Azevedo, 20 – Campo Limpo.

Foto: Escola de Notícias/ Facebook

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE