APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Lavador de carros, MC F8 ganha projeção no funk durante a pandemia

Música lançada durante a quarentena alcançou mais de 60 mil acessos nas plataformas digitais em Suzano, na Grande São Paulo

Image

Renan Omura/Agência Mural

Por: Renan Omura

Notícia

Publicado em 09.10.2020 | 10:26 | Alterado em 27.02.2024 | 16:22

Tempo de leitura: 3 min(s)

Após encerrar o expediente de oito horas de trabalho, o lavador de carros Fabrício Aparecido Gabriel, 23, retorna à casa no bairro Jardim Casa Branca, na periferia de Suzano, na Grande São Paulo, e parte para a próxima jornada. Durante a noite, utiliza o celular para escrever e gravar novas músicas. 

Fabrício começou a produzir as próprias canções em 2014, porém foi na pandemia de Covid-19 que o MC ganhou destaque no cenário musical em Suzano. Até o momento ele lançou três músicas e um videoclipe, que somando os acessos chegam a 70 mil visualizações. 

“Diferente dos anos anteriores, decidi que 2020 iria me empenhar mais no funk. Mesmo em uma crise, temos que ficar atentos as portas abertas”, afirma Fabrício, que passou a ser conhecido como MC F8.

Apesar da pandemia do novo coronavírus ter causado prejuízo, Fabrício encontrou oportunidades em meio à crise. Após ter o serviço formal de lavador de carro paralisado até o mês de julho, aproveitou o tempo vago para dedicar-se integralmente ao funk e escrever novas letras.

Image

Fabrício Aparecido Gabriel, 23 , mais conhecido como MC F8 @Renan Omura/Agência Mural

“Na maioria das vezes a música sai pronta da minha cabeça já com o refrão. Outras vezes, busco referências e vejo o que está em alta para compor”, explica.

Foi em quarentena que ele compôs e gravou a canção “África Twin” com o DJ CK. A música tem mais de 12 mil visualizações no canal principal e 40 mil acessos em outras plataformas digitais. “Foi a primeira música que gravei em um estúdio profissional”, conta F8, que se surpreendeu com o resultado.

O custo para alugar um estúdio e contratar um DJ qualificado, é entre R$ 2.000 mil a R$ 5.000. Sem condições de pagar pelo valor, Fabrício sempre gravou as músicas em casa com o próprio celular ou com um microfone de karaokê.

VEJA TAMBÉM:
Em Guaianases, Ph Silva lança álbum de músicas e filme gravado em casa
Em meio à pandemia, Thiago Toes cria filtro no Instagram com realidade aumentada

No entanto, por conta da crise causada pela pandemia o preço de locação dos estúdios reduziu drasticamente. Aproveitando a oportunidade, um amigo de Fabrício pagou a gravação e a produção da música “África Twin”. 

“Quando entrei no estúdio profissional eu fiquei nervoso, mas depois me soltei e foi. No final a qualidade nem se compara com as gravações caseiras que eu fazia”, conta.

Um mês depois do lançamento do primeiro hit, F8 recebeu uma promoção de uma produtora para produzir um clipe. O vídeo da música “Favela Venceu” foi gravada no bairro Casa Branca, local onde o MC mora e contou a participação de alguns amigos.  

Image

Clipe da canção ‘Favela venceu’ gravada no bairro Casa Branca, em Suzano @Divulgação

“Nas minhas músicas eu sempre tento passar uma mensagem de superação para os jovens da quebrada. ‘Favela venceu’ é isso. Temos que correr atrás dos nossos sonhos”, ressalta o MC.

A terceira canção lançada por F8 é a “Lacoste”. Postada no final de agosto, ela conta com mais de 3.500 visualizações. “Fico muito feliz quando vejo a população suzanense curtindo o meu som. Isso me motivou bastante”, comenta. 

Apesar de ter voltado ao serviço de lavador de carro, ele está compondo diariamente para montar um repertório. O objetivo do MC é começar a fazer shows após o quadro da pandemia normalizar. Para isso, pretende gravar mais músicas em estúdios profissionais e pagar os custos com o trabalho formal.

“Meu sonho é viver do funk. Tenho que correr atrás. Temos que tomar os cuidados por causa desse vírus, mas não podemos deixar os nossos sonhos morrerem”, afirma MC F 8. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Renan Omura

Jornalista. É fotógrafo por hobby (as vezes por trabalho), é amante dos dias frios e nunca dispensa um café. Correspondente de Suzano desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE