Circula em grupos de WhatsApp do Papo Reto no Zap uma imagem de um suposto tuíte do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele afirma que irá vencer as eleições com a ajuda do pai Xangô e de entidades do candomblé. A mensagem ainda pede que as pessoas compartilhem o conteúdo com pessoas católicas e evangélicas.
Confira a verificação:
Vamos vencer Bolsonaro com a ajuda do pai Xangô e das entidades do candomblé que nos apoiam. Nem Jesus Cristo poderá nos parar. Chega dessa coisa de cristianismo. O Estado será o novo Deus dos brasileiros
– Mensagem que circula pelo WhatsApp
O tuíte atribuído a Lula é falso. O print não mostra a data da postagem e, de acordo com apuração da Lupa, no perfil oficial do petista no Twitter, não há um registro que mostre que Lula teria postado que “nem Jesus Cristo poderá nos parar”.
Ao fazer uma busca avançada na plataforma pelo termo “Xangô”, o único registro encontrado na conta oficial do ex-presidente é de uma publicação de 2017, em que ele agradece uma pessoa por ter recebido uma “machadinha de Xangô” como presente.
Em nota enviada ao jornal Estado de S. Paulo, a assessoria de Lula negou que ele tenha postado o tuíte.
O petista vem sendo alvo de notícias falsas envolvendo religião. Na mesma checagem da Lupa, outros dois supostos tuítes atribuídos ao Lula foram verificados como falsos.
Eles apontam que, caso Lula assuma a presidência, igrejas evangélicas e católicas seriam obrigadas a casar pessoas da comunidade LGBT e que padres e pastores que se recusassem seriam presos e teriam suas igrejas fechadas por crime de homofobia.
O Papo Reto no Zap também já verificou um conteúdo que colocava Lula como uma ameaça às instituições evangélicas. É o caso de um vídeo que afirma que ele fechará igrejas caso seja eleito. O conteúdo é falso, pois no vídeo ele defende o Estado laico, e não o fechamento de igrejas.