APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Moradores debatem cultura em encontro na zona leste com Célio Turino

Ex-secretário da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura afirma que pretende expandir pontos de cultura mundialmente

Image

Por: Redação

Publicado em 29.07.2016 | 23:00 | Alterado em 29.07.2016 | 23:00

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Em debate na zona leste, Célio Turino afirma que pretende expandir pontos de cultura para o mundo (Vagner de Alencar/32xSP)

Alzira Viana, 59, dedica três décadas de sua vida a um dos estilos musicais mais importantes do país: o forró. Desde 1985, a aposentada presidia a Associação Amigos da Praça do Forró, responsável por promover shows e apresentações gratuitas ao ar livre.

Alzira foi uma entre as cerca de 30 pessoas, entre líderes comunitários, assistentes sociais e pedagogos, presentes no encontro com o gestor de políticas públicas culturais, Célio Turino, na última terça-feira (26), na Vila Paranaguá, em Ermelino Matarazzo.

Ex-secretário da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Turino criou o Programa Cultura Viva, que viabilizou a criação dos mais de três mil Pontos de Cultura. Durante o debate, ele destacou a proposta de criação de pontos de cultura a nível mundial.

“Em fevereiro deste ano, assinei um convênio neste sentido, sob a inspiração e presença do Papa Francisco”, afirmou. Segundo ele, antes de ser papa, Jorge Mario Bergoglio criou iniciativas para incentivar as culturas das periferias em Buenos Aires, na Argentina.

Segundo o gestor, a ideia é que, assim como os jovens que são recrutados para o serviço militar, seja possível a formação civil e cidadã. Para isso, jovens de todo o mundo, durante um ano, exercitariam serviços de aprendizagem em campos da cultura e artes.

Seriam 24 horas em formações comunitárias e com trabalhos comunitários. O investimento necessário, afirma, seria de US$ 45 mil, anuais, para a estruturação, formação e acompanhamento de 50 agentes jovens de cultura cidadã.

VIRADA PERIFÉRICA

No debate, alguns participantes, como o líder comunitário padre Ticão, criticaram a realização da Virada Cultural.

“São 14 milhões que vão pro ralo, sem rumo”. Ainda segundo ele, cerca de 98% dos equipamentos culturais estão na região central da cidade.

Sem sede para a associação que coordena, Alzira, por exemplo, vem buscando recursos para, literalmente, não deixar o show parar. “Venho lutando junto à Secretaria de Cultura para liberar a verba para a gente pagar os artistas e fazer os shows“, esclarece.

No jornal que traça o Plano de Metas para as Periferias, entre as propostas para a cultura estão a realização de programas de práticas culturais, de cursos para a formação de coreógrafos, operadores de áudio e vídeo, o desenvolvimento de programas de apoio e incentivo aos movimentos e grupos culturais e ainda que a Virada Cultural seja realizada a partir das periferias.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE