Ícone do site Agência Mural

Moradores e comunicadores participam de lançamento do Mural Local no Itaim Paulista

Lançamento do Mural Local no Itaim Paulista, na zona leste de SP

Por: Redação

Moradores, comunicadores populares e lideranças locais se reuniram no último sábado (2) na Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, para acompanhar o lançamento do Mural Local, novo projeto da Agência Mural que une tecnologia e escuta ativa para oferecer jornalismo útil e hiperlocal às periferias da região metropolitana de São Paulo.

O evento marcou a estreia do Mural Itaim Paulista, primeira etapa do projeto, que até o fim de 2025 será expandido para outros quatro territórios: Guarulhos, Osasco, Mauá e o Capão Redondo, na zona sul da capital.

Roda de conversa sobre os desafios e prioridades do bairro @Léu Britto

A iniciativa aposta no uso de inteligência artificial e dados públicos para produzir conteúdos como alertas climáticos, que serão enviados diretamente por WhastApp e email, além de informações sobre serviços locais e orientações sobre como cobrar o poder público por melhorias. Todo conteúdo gerado com auxílio de IA passará por revisão e curadoria de editores, conforme a política editorial da Mural.

“O morador é sempre a nossa principal fonte. São eles que sabem o que deve ser contado e o que pode fazer diferença no dia a dia do bairro”, afirma Cintia Gomes, diretora institucional e de diversidade da Mural. “Esse momento é também para ouvir quais histórias querem ver nas páginas da Mural.”

A programação no Itaim Paulista contou com exposição de reportagens e fotos, rodas de conversa e um espaço interativo onde os participantes puderam sugerir temas para futuras coberturas.

“O Mural Local é também uma forma de reforçar o vínculo entre os correspondentes e suas comunidades, apresentando os jornalistas que moram e atuam nesses territórios”, explicou Cíntia. “É uma ação especial, ainda mais no ano em que completamos 15 anos.”

Para incentivar os moradores a contribuir com ideias, a equipe da Mural disponibilizou um espaço interativo, onde os participantes podiam escrever sugestões de reportagem sobre o local onde vivem. Informações sobre cursos profissionalizantes, eventos na região e orientações sobre como cobrar o poder público por melhorias para o bairro foram os principais interesses.

Entre os assuntos mais citados estavam acesso a cursos profissionalizantes, eventos culturais e como dialogar com o poder público. A proposta é que o conteúdo publicado dialogue diretamente com essas demandas, sempre com apoio dos correspondentes locais nas regiões atendidas.

“A Mural nasceu e cresceu com os correspondentes locais. O Mural Local é o momento de voltar ao território e aumentar nossa conexão com a audiência”, explica Anderson Meneses, Diretor de Tecnologia e Negócios da organização. “Queremos colaborar com os moradores, e criar algo que eles possam usufruir”.

Anderson conversa com moradores do Itaim Paulista e apresenta novo projeto @Léu Britto

Para Anderson Meneses, o projeto representa uma nova fase de proximidade com a audiência. “A Mural nasceu com os correspondentes locais e é com eles que seguimos construindo. O Mural Local é um retorno às origens, mas com novas ferramentas.”

O projeto é realizado em parceria com o IFPIM (Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público), a Agência Tatu e o Desafio de Inovação em JornalismoAI, promovido pela London School of Economics.

Sair da versão mobile