Protestos de candidatos ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 sobre a distância de casa para os locais de prova ganharam destaque na mídia e nas redes sociais nos últimos dias. Pelo menos 50 mil estudantes foram alocados para realização do teste em locais a mais de 30 da sua residência, o que não é permitido segundo as regras do exame.
Isso fez com que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), permitisse que os alunos prejudicados pudessem fazer o ENEM em outras datas, com previsão para 12 e 13 de dezembro. O comunicado oficial foi divulgado ontem (30)
O INEP disponibilizará em sua página oficial uma aba específica para que os inscritos solicitem a participação na nova data. Feito isso, é só acompanhar o pedido no próprio site. Aqueles que, mesmo em locais distantes, decidirem fazer a prova na primeira data não precisam fazer o pedido.
Atualização: Após as fortes chuvas e ventos que causaram falta de energia e abastecimentos em São Paulo e outros estados, o ministro da educação, Camilo Santana, anunciou que as pessoas prejudicadas pelas condições climáticas no país poderão participar na reaplicação das provas no dia 12 e 13 de dezembro.
Ônibus gratuito para ENEM
Nos dias 5 e 12 de novembro, datas de aplicação da prova, haverá catraca livre para metrôs, linhas de trem da CPTM, Via Quatro, Via Mobilidade e ônibus intermunicipais da EMTU, entre as 9h e 21h.
Com relação ao transporte coletivo municipal, algumas cidades da Grande São Paulo disponibilizarão ônibus gratuitos nos dois dias de prova
Saiba quais são e como comprovar que você vai fazer o Enem:
- São Paulo: a gratuidade será oferecida entre 9h e às 21h. Neste período, será permitido ao candidato embarcar e desembarcar pela porta da frente sem pagar tarifa.
- Guarulhos: a gratuidade será oferecida das 9h às 13h e das 16h30 às 22h, mediante documento com foto e comprovante de inscrição.
- Ferraz de Vasconcelos: o candidato terá que apresentar documento oficial e o comprovante de inscrição no transporte público.
- Itaquaquecetuba: a isenção da tarifa valerá para duas horas antes e duas horas depois do final da prova. Para ter acesso a gratuidade, o candidato deverá apresentar ao motorista um documento oficial com foto e o comprovante de inscrição.
- Jandira: a isenção será oferecida das 9h às 21h mediante apresentação de documento com foto e comprovante de inscrição.
- Mogi das Cruzes: gratuidade entre 9h e 13h e das 18h e 22h, mediante documento com foto e comprovante de inscrição.
- Osasco: o candidato deverá apresentar ao motorista o comprovante de inscrição e documento com foto.
- Rio Grande da Serra: na cidade, os ônibus já são gratuitos aos domingos e feriados.
- São Bernardo do Campo: os candidatos terão direito a gratuidade entre 9h e 19h30. É preciso apresentar, no momento do embarque, documento com foto e comprovante de inscrição.
- Suzano: a isenção será válida das 11h às 13h e das 17h às 19h e para comprovar, o candidado deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de inscrição. Atenção, que o beneficio não será concedido em viagens de vans e ônibus intermunicipais.
Os portões dos locais de prova fecham às 13h.
*Com informações do G1 e prefeituras dos municípios citados e Governo do Estado.