Todos os anos celebramos o aniversário da Mural – iniciada como um blog, antes de virar agência de notícias – no dia 24 de novembro, data em que publicamos nossa primeira reportagem.
E, como manda a tradição, o presente não é para nós: é para nossas audiências, para as comunidades, para a equipe, para nossos parceiros e parceiras — para todo mundo que ajuda a construir esta organização diariamente.
Quinze anos depois, queremos reforçar nosso compromisso com o jornalismo local e com o fortalecimento dos ecossistemas de informação dos territórios onde atuamos.
Como afirmamos em nossa missão, enfrentar as desigualdades informacionais é também enfrentar estereótipos, narrativas hegemônicas e todas as outras desigualdades que atravessam as periferias.
No início de 2025, demos início ao Mural Local, um projeto que aposta em três eixos de inovação para o jornalismo local: uso de tecnologia, diálogo mais próximo com as audiências e parcerias locais em busca de sustentabilidade.
Mais uma vez, acreditamos em abrir caminhos novos.
Como usar ferramentas de inteligência artificial generativa para coletar dados públicos e transformá-los em informações claras e úteis, entregues diretamente às pessoas? Estamos testando envio por WhatsApp, e-mail e, logo mais, SMS. As newsletters automatizadas são o próximo passo. Tudo isso customizado por território.
Hoje estamos em cinco: Capão Redondo e Itaim Paulista, na capital, além de Osasco, Guarulhos e Mauá, na Grande São Paulo. Em 2026, vamos incluir mais cinco, atualmente em fase de estudo.
Por enquanto, trabalhamos com três bases de dados: qualidade do ar, previsão de chuva e oportunidades de trabalho. E seguimos investigando como garantir que essas informações cheguem gratuitamente às pessoas que querem e precisam recebê-las.
O segundo eixo do projeto aprofunda o relacionamento com nossas audiências, tornando ainda mais concreta essa ideia de comunidade que sempre guiou a Mural.
Promovemos, nos últimos meses, encontros presenciais com moradores dos territórios participantes. Alguns renderam ótimos frutos; outros nem tanto. Faz parte — e a estratégia para 2026 já está em revisão (aguardem!).
Lançamento do Mural Local no Itaim Paulista, na zona leste de SP @Léu Britto/ Agência Mural
O terceiro eixo fecha o nosso tripé: radicalizar o jornalismo local de interesse público, usando tecnologia para reduzir desigualdades de acesso e, ao mesmo tempo, ouvindo e dialogando com as pessoas sobre suas necessidades e expectativas. Isso só é possível com novas parcerias.
Por isso, criamos uma nova dinâmica para nos aproximar de pequenos e médios negócios locais, entendendo como eles podem se beneficiar da nossa atuação — seja digital ou impressa — e como podem, por sua vez, fortalecer essa luta coletiva contra a desigualdade de informação.
Não parece tão óbvio quanto deveria. E justamente por isso, tem sido surpreendente. Acreditamos que é nesse encontro que reside parte importante do futuro da Mural.
O Mural Local não existiria sem o apoio do International Fund for Public Interest Media (IFPIM) e do programa JornalismoAI, da Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE), com apoio do Google News Initiative. No fundo, esse projeto é a própria Agência Mural de Jornalismo das Periferias chegando aos 15 anos: ainda rebelde, mas agora com mais ferramentas para fazer o futuro acontecer no presente.
Feliz aniversário, Mural! Vida longa!

