A Agência Mural participou no dia 12, do primeiro Workshop de Modelo de Negócios para Jornalismo, que tinha o objetivo de analisar o formato da notícia, os investimentos em mídia e gestão.
A mesa que discutiu “O papel do ensino, a formação dos e das jornalistas profissionais” foi composta por Adriana Garcia (coaching de carreira de jornalistas que estão empreendendo), Anderson Meneses (cofundador da Mural – Agência de Jornalismo das Periferias) e Edson Rossi (professor do mestrado da Fiam-FAAM e PUC-Campinas).
O Muralista Anderson Meneses apresentou sobre a Mural para os participantes e comentou sobre a matéria coletiva produzida pela Agência “Com vãos até 4 vezes maiores do que o ideal, CPTM tem mil quedas em 1 ano”, publicada na Folha de São Paulo e que teve repercussão na grande imprensa.
“Trazemos um olhar de quem vive na periferia, de que ali não é só violência, que há coisas boas que acontecem também. Nossa missão hoje é quebrar esse estereotipo na grande mídia”, conta Meneses.
O workshop contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, entre 18 e 35 anos, que se inscreveram para aprender, ensinar e, principalmente, questionar como fazer o jornalismo parar de pé com autonomia financeira, o encontro contou com profissionais de diversas áreas como economia, tecnologia, administração, engenharia, marketing e jornalismo. Juntos, buscaram pensar sobre a formação, modelos de negócios e produtos possíveis para o mercado jornalístico.
A iniciativa teve o apoio da escola online de jornalismo Énois, Instituto Palavra Aberta, Insper, ESPM e ONA.