A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) anunciou aumento de até 6% nas passagens de ônibus intermunicipais.
O comunicado foi divulgado apenas neste sábado (25), dia do aniversário de São Paulo, e as novas tarifas já começam a valer a partir deste domingo (26).
A alta vai na contramão de cidades da Grande São Paulo que anunciaram o congelamento da tarifa do transporte público em 2020. Também é maior do que o reajuste dos ônibus da capital, trem e metrô (que tiveram acréscimo de 2,3% nas passagens para este ano).
Os intermunicipais são responsáveis pelo transporte entre cidades e a EMTU está vinculada ao governo do estado.
O Corredor ABD, que teve a maior alta no ano passado, saltou de R$ 4,80 para R$ 5,10 (6,4% a mais). Também registrou aumento acima de 6% a região do Alto Tietê (onde ficam as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba).
No comunicado, a EMTU divulgou o anúncio por cada uma das seis áreas em que gerencia, diferente do ano passado quando apontou apenas a média geral. Em 2019, a Agência Mural mostrou que o reajuste é desigual e que cada região da Grande São Paulo tem critérios diferentes.
Por vezes, linhas de uma mesma concessionária tem reajustes diferentes, numa mesma cidade.
No ano passado, o IPCA fechou 2019 em 4,3%. Apenas a região norte da Grande São Paulo teve aumento semelhante, na casa dos 4%.
“Os índices de reajuste foram definidos pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e levam em conta o aumento dos combustíveis, a elevação do custo de mão de obra e, no caso do VLT, também a elevação do custo da energia elétrica”, afirma a EMTU.
Confira aqui as novas tarifas dos ônibus intermunicipais da região metropolitana de São Paulo.