Encontro com a nova turma promove integração e troca de experiências entre muralistas
Por: Ilton Porto
Notícia
Publicado em 20.05.2025 | 16:24 | Alterado em 20.05.2025 | 16:24
No último sábado (17), a Agência Mural promoveu um encontro especial com os 40 novos correspondentes que vão integrar a equipe em 2025. Realizado na Universidade São Judas, em São Paulo, o evento foi dedicado a dar as boas-vindas, trocar experiências e aproximar os muralistas.
Com olhares diversos e histórias singulares, a nova turma foi recebida com alegria pelos correspondentes veteranos e pela equipe da Mural. Um momento de conhecer pessoas de diferentes periferias e alinhar as ideias.
Reunião fortalece conexão entre muralistas @Léu Britto
Novos correspondentes trazem sugestões de pauta @Léu Britto
Correspondentes da Zona Sul conversam sobre seus bairros @Léu Britto
A correspondente do Jardim São Luís, Raphaela Guimarães, ressaltou a conexão entre os muralistas. “Me conectei com outros correspondentes que, mesmo vindo de territórios diferentes, vivem realidades parecidas com a minha. Me sinto parte de um grupo tão diverso, acolhedor e potente. O que mais me chamou atenção foi perceber como cada correspondente tem um olhar único sobre o seu território”.
Já João Huber, novo correspondente de Pirapora do Bom Jesus, revela que conheceu a Mural por meio do especial “Sem Notícias”, lançado em 2024.
“Quando a reportagem apareceu em uma pesquisa no buscador, fiquei impressionado com a qualidade, a franqueza, os relatos e até com as ilustrações da igreja Matriz. Foi muito nostálgica a narrativa traçada no especial. Ali foi a porta de entrada para acompanhar, divulgar e, posteriormente, me candidatar como correspondente do meu território”, conta.
João relata sobre cobertura jornalística em Pirapora de Bom Jesus @Léu Britto
O Programa de Correspondentes Locais 2025 conta com o apoio do Impacto Black (iniciativa da Feira Preta), da Fundação PepsiCo e da Doritos. Para Paulo Talarico, diretor de Treinamento e Dados, o programa é estratégico para o jornalismo que a Mural defende.
“Cumprir nossa missão passa por garantir que moradores das periferias tenham acesso a informações de qualidade sobre temas cada vez mais urgentes. Ao mesmo tempo, o programa oferece a jovens comunicadores a chance de produzir reportagens a partir de seus próprios territórios, fortalecendo a diversidade no jornalismo.”
Nosso diretor de Treinamento e Dados, Paulo Talarico, dá as boas-vindas à nova turma @Léu Britto
O encontro marca o início de um ciclo com novas histórias e novos olhares, mas com o mesmo propósito: jornalismo local combatendo estereótipos e garantindo acesso à informação.
Ilton é jornalista baiano, graduado pela Universidade Federal do Pampa, mestre e doutorando em Comunicação pela USP. Foi vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Amante da MPB, é virginiano nato e jogador de vôlei nas horas vagas.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]