Ícone do site Agência Mural

Novos olhares, mesmos propósitos: Mural recebe turma de correspondentes de 2025

Por: Ilton Porto

No último sábado (17), a Agência Mural promoveu um encontro especial com os 40 novos correspondentes que vão integrar a equipe em 2025. Realizado na Universidade São Judas, em São Paulo, o evento foi dedicado a dar as boas-vindas, trocar experiências e aproximar os muralistas.

Com olhares diversos e histórias singulares, a nova turma foi recebida com alegria pelos correspondentes veteranos e pela equipe da Mural. Um momento de conhecer pessoas de diferentes periferias e alinhar as ideias.

A correspondente do Jardim São Luís,  Raphaela Guimarães, ressaltou a conexão entre os muralistas. “Me conectei com outros correspondentes que, mesmo vindo de territórios diferentes, vivem realidades parecidas com a minha. Me sinto parte de um grupo tão diverso, acolhedor e potente. O que mais me chamou atenção foi perceber como cada correspondente tem um olhar único sobre o seu território”.

Já João Huber, novo correspondente de Pirapora do Bom Jesus, revela que conheceu a Mural por meio do especial “Sem Notícias”, lançado em 2024.

“Quando a reportagem apareceu em uma pesquisa no buscador, fiquei impressionado com a qualidade, a franqueza, os relatos e até com as ilustrações da igreja Matriz. Foi muito nostálgica a narrativa traçada no especial. Ali foi a porta de entrada para acompanhar, divulgar e, posteriormente, me candidatar como correspondente do meu território”, conta.

João relata sobre cobertura jornalística em Pirapora de Bom Jesus @Léu Britto

O Programa de Correspondentes Locais 2025 conta com o apoio do Impacto Black (iniciativa da Feira Preta), da Fundação PepsiCo e da Doritos. Para Paulo Talarico, diretor de Treinamento e Dados, o programa é estratégico para o jornalismo que a Mural defende.

“Cumprir nossa missão passa por garantir que moradores das periferias tenham acesso a informações de qualidade sobre temas cada vez mais urgentes. Ao mesmo tempo, o programa oferece a jovens comunicadores a chance de produzir reportagens a partir de seus próprios territórios, fortalecendo a diversidade no jornalismo.”

Nosso diretor de Treinamento e Dados, Paulo Talarico, dá as boas-vindas à nova turma @Léu Britto

O encontro marca o início de um ciclo com novas histórias e novos olhares, mas com o mesmo propósito: jornalismo local combatendo estereótipos e garantindo acesso à informação.

Sair da versão mobile