Ícone do site Agência Mural

O impacto da Agência Mural em 2024: leia o relatório completo

Por: Ilton Porto

Desde 2010, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias segue firme em sua missão de produzir jornalismo local sobre, para e pelas periferias da capital e das demais cidades da região metropolitana de São Paulo. O balanço de 2024 mostra um ano de crescimento e reconhecimento pelo compromisso em ampliar o acesso à informação de qualidade, combater estereótipos e fortalecer as vozes dos moradores e moradoras das periferias. 

“A Mural consegue realizar esse trabalho porque desde que começou está comprometida com os territórios, atuando por meio de correspondentes locais, que vivem nas quebradas e conseguem trazer histórias que mostram a diversidade das nossas regiões”,  afirma o diretor de treinamento e dados, Paulo Talarico.

Esse fortalecimento da rede de jornalistas periféricos também passou pela ampliação do Clube Mural, que ofereceu formações e mentorias sobre jornalismo local, modelos de negócio e iniciativas para o enfrentamento da extrema pobreza pelo país.

“Temos um compromisso com a democratização da informação, ampliando vozes e fortalecendo as periferias por meio do jornalismo local que realizamos em rede e pela vivência que temos em nossas quebradas. Nossa atuação contribui para a construção de uma sociedade mais justa, onde as histórias e desafios dessas regiões ganham a visibilidade que merecem”, ressalta a diretora institucional e diversidade, Cíntia Gomes.

Todo esse esforço coletivo resultou no recebimento de 8 prêmios importantes, consolidando a Mural como um dos veículos mais premiados do ano, segundo levantamento do portal Jornalistas&Cia.

Para 2025, a Agência Mural está preparada para continuar inovando e fortalecendo ainda mais o jornalismo local nas periferias. A construção de audiências territorializadas, novas formas de distribuição de conteúdo e o uso de inteligência artificial para potencializar a cobertura são algumas das apostas deste ano.


Preencha o formulário abaixo para acessar o Relatório de Impacto 2024

Aviso: O JavaScript é necessário para esse conteúdo.

Sair da versão mobile