APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

O presidente, governador e senador e a periferia

Image

Por Redação | 22.09.2018

Publicado em 22.09.2018 | 10:37 | Alterado em 24.09.2018 | 11:13

Tempo de leitura: 3 min(s)

Sabe aquele buraco na rua? Aquele posto de saúde sem médico? A água que não chega. Ou aquele ônibus que atrasa? Sabe o que o presidente pode fazer por você sobre isso? Em geral, nada.

Embora atue como chefe maior do poder executivo, aquela impressão de que ele manda na coisa toda é equivocada. O que é função do seu prefeito e do governador, não cabe a ele.

Por outro lado, o presidente administra o dinheiro dos impostos federais e pode encaminhar valores para regiões como sua cidade, ao mesmo tempo que pode atender ao pedido de investimentos feito por um prefeito ou um deputado. Há 13 candidatos à presidência.

Image

Arte: Magno Borges/Agência Mural

O presidente também pode propor leis para deputados e senadores, assim como projetos nacionais, que podem ter impacto na sua vida. Seguem exemplos de programas nacionais que nasceram da presidência e que você pode pesquisar sobre seus candidatos.

Bolsa Família. É uma política nacional de distribuição de renda, aprovada por lei em 2004.

Saúde. SUS (Sistema Único de Saúde) é gerido pelo Ministério da Saúde e tem relação com o atendimento do serviço público de saúde nas cidades.

ProUni e Universidades Federais. A construção de novas universidades federais cabe à presidência. Da mesma forma, o programa de bolsas para estudantes pobres surgiu por meio de propostas deste poder.

Moradia. Programas como o Minha Casa, Minha Vida surgiram da presidência e é feito em parceria com estados e municípios.

Infraestrutura. O governo federal também pode financiar projetos das cidades e dos estados. O prefeito pode solicitar dinheiro para um dos ministérios, se tiver um projeto. 

Aposentadoria. O governo federal deve enviar um projeto de lei que tratará da reforma da previdência. O INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) é vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Social. É importante pesquisar quais propostas estão em andamento para garantir o pagamento do benefício.

Vale destacar que o trabalho do presidente é fiscalizado por deputados federais e senadores.

Image

Palácio dos Bandeirantes (Arte: Magno Borges/Agência Mural)

GOVERNADOR

Nem tudo na vida é culpa do prefeito ou do presidente. Muitas atribuições cabem ao governador do estado. Neste ano há 12 candidatos ao cargo no estado de São Paulo e eles têm a responsabilidade sobre alguns serviços públicos importantes para a periferia:

Transporte. O trem que você anda, o Metrô e os ônibus intermunicipais, são geridos por empresas que estão ligadas ao poder estadual. Se você tem problemas em algum desses pontos, é dos candidatos ao governo do estado que você tem de buscar propostas.

Água. Garantir a preservação da água e garantir o abastecimento está entre as preocupações. Por conta disso, a falta de água na torneira das periferias é um dos pontos a ser avaliado pelos candidatos. No estado, essa gestão é concedida à Sabesp.

Escolas estaduais. O ensino médio e parte do fundamental, em geral, estão ligados ao governo do estado. Sua escola está com falta de manutenção, muros caídos, as cadeiras estão ruins ou os professores reclamam dos salários? É aqui que deve buscar propostas. (25% do orçamento do governo do estado deve ir para educação).

Saúde. Aqui é mais complicado de dividir. Há hospitais que cabem aos prefeitos administrar e outros são o governador. Mas 12% do dinheiro recebido em impostos pelo governo estadual devem ir para a saúde.

Segurança Pública. Polícia Militar e Civil são geridas por este gestor.

Governadores quando são fiscalizados pelos deputados estaduais. 

VEJA TAMBÉM:
Eleitores estreantes falam da expectativa do voto
Jornalistas montam projeto para mostrar quem são os presidenciáveis

SENADOR

Há três senadores por estado, totalizando 81. Neste ano serão eleitos dois por estado. O mandato é de oito anos.

Assim como os deputados federais, os senadores também avaliam os projetos de lei e fiscalizam o presidente. A função, contudo, é representar o interesse do estado. O que é bom ou ruim para o estado de São Paulo, por exemplo, nas propostas em discussão. Por conta disso, o número é igual para todos.

Senadores também podem encaminhar emendas para regiões, mas é sobretudo na votação de propostas que ele pode ter peso na vida de uma região. Leis aprovadas pelos deputados têm de passar por uma nova votação.

CUIDADO COM O SUPLENTE. Aí você escolheu o senador e a pessoa é escolhida para assumir um ministério. Você pensa: oh, meu Deus, quem ficará no lugar agora?

Essa situação é bem comum e mostra a importância de olhar além do candidato quem são os dois suplentes. Tendo em vista que são oito anos e que o senador poderá concorrer para outros cargos como prefeito, governador e presidente nas próximas eleições, este substituto tem boa chance de assumir.  

Importância dos deputados para periferia

Como funciona o voto para deputado?

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE