APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

O que é a 'Operação Sono Tranquilo', que inibe bailes funk em SP

Iniciativa criada em 2017 pela subprefeitura da Cidade Tiradentes avançou por outras administrações locais; iniciativa divide opiniões

Image

Por: Redação

Publicado em 02.12.2019 | 13:27 | Alterado em 02.12.2019 | 13:27

Tempo de leitura: 2 min(s)

“Vi a ação da polícia a noite toda. É complicado. Ela vem, tenta fechar o baile funk. A galera evade da favela, depois retorna. Dessa vez, a polícia voltou e aconteceu tudo isso”, afirma Maria Aparecida, moradora e comerciante em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

Segundo ela, é corriqueira. “Pra gente é uma situação normal. O ano inteiro foi assim”. Nesse episódio, porém, nove jovens morreram pisoteados após ação ostensiva da Polícia Militar no baile da 17, um dos pancadões mais famosos de São Paulo. Estima-se que 5.000 jovens estão no local.

LEIA MAIS
Baile funk de Paraisópolis reúne 5.000 nas ruas e movimenta o comércio do bairro

A inibição de bailes funk na capital ganhou até nome em 2017: “Operação Sono Tranquilo”. A iniciativa foi criada à época pelo ex-subprefeito Oziel Souza, durante a gestão municipal de João Doria (PSDB).

Em Paraisópolis, no entanto, a tentativa de inibição não faz parte do projeto.

Sob fiscalização da subprefeitura, a ação é apoiada pela Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e CET (Centro de Engenharia e Tráfego).

Em 2018, a iniciativa foi descentralizada da Cidade Tiradentes e avançou por outras administrações locais, como no Jardim Robru, no Itaim Paulista, também na zona leste, e para o Ipiranga, na zona sul.

Com a operação, pancadões diminuíram, mas conflitos cresceram.

Assim como em Paraisópolis, a existência dos bailes funk divide opiniões. De um lado, a população reclama do barulho e bagunça; do outro, estão os defensores de mais opções de lazer para os jovens, ainda mais tendo em vista a ausência de equipamentos e iniciativas culturais nas zonas mais afastadas da cidade.

VEJA
Na zona leste, distância de casa desestimula visita a espaços culturais

CONFLITOS

No início de 2018, o então subprefeito da Cidade Tiradentes, Oziel Souza, recebeu ameaças de frequentadores dos fluxos, após proibir os pancadões irregulares na região.

Na ocasião, o ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse em entrevista à Rádio Bandeirantes que “pancadão é uma praga” e que muitos dos organizadores são originários de facção criminosa. A declaração não agradou os organizadores dos bailes funk, que cobraram a continuidade do projeto Funk SP (também conhecido como “pancadão oficial”).

Operação Sono Tranquilo: pancadões diminuem, mas conflitos crescem

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE