Os ciclistas que utilizam os trens da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e da ViaMobilidade podem estacionar suas bicicletas em uma das 35 estações que contam com bicicletários. Ao todo, são mais de 8.500 vagas e a maior parte delas é gratuita.
Para usar os espaços, os passageiros precisam levar um documento com foto para fazer o cadastro, além de cadeado e corrente para prender a bike.
A Agência Mural separou uma lista com todas as estações que oferecem o serviço e as regras específicas de cada espaço. Confira:
Linha 7-Rubi (CPTM)
Na linha 7-Rubi, que vai de Jundiaí, no interior paulista, à Luz, no centro de São Paulo, apenas três das 18 estações possuem bicicletários. Os espaços são de uso gratuito e abrem todos os dias, das 4h às 00h. As estações que oferecem o serviço são:
- Estação Vila Aurora – 144 vagas
- Estação Franco da Rocha – 180 vagas
- Estação Caieiras – 65 vagas
Linha 8-Diamante (ViaMobilidade)
Com 22 estações no total, entre Júlio Prestes, no centro da capital, e a cidade de Itapevi, na Grande São Paulo, a linha 8-Diamante tem cinco bicicletários. Todos são gratuitos e funcionam diariamente no mesmo horário da linha, entre 4h e 00h. Veja onde ficam os bicicletários e a quantidade de vagas disponíveis:
- Estação Jandira – 48 vagas
- Estação Jardim Silveira – 279 vagas
- Estação Jardim Belval – 120 vagas
- Estação Itapevi – 480 vagas
- Estação Engenheiro Cardoso – 160 vagas
Linha 9-Esmeralda (ViaMobilidade)
A linha 9-Esmeralda tem o maior número de bicicletários entre as sete linhas de trem que cruzam a região metropolitana. Das 20 estações que ligam a cidade de Osasco até a Vila Natal, no Grajaú, zona sul de São Paulo, 11 contam com um espaço para que os ciclistas possam guardar suas magrelas.
O serviço é gratuito e é liberado das 4h às 00h. Confira onde ficam os bicicletários:
- Estação Osasco – 166 vagas
- Estação Ceasa – 144 vagas
- Estação Villa Lobos-Jaguaré – 233 vagas
- Estação Cidade Universitária – 60 vagas
- Estação Vila Olímpia – 94 vagas
- Estação João Dias – 48 vagas
- Estação Jurubatuba – 262 vagas
- Estação Autódromo – 261 vagas
- Estação Primavera-Interlagos – 226 vagas
- Estação Grajaú – 178 vagas
- Estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal – 100 vagas
Linha 10-Turquesa (CPTM)
Responsável por conectar o Brás, no centro de São Paulo, à cidade de Rio Grande da Serra, a linha 10-Turquesa tem bicicletários em três das 12 paradas. E atenção: eles contam com regras de funcionamento diferentes.
Na estação Mauá, no ABC Paulista, fica o maior bicicletário das linhas de trem do estado, que tem quase 2 mil vagas e é administrado pela Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicleta de Mauá). Ele funciona 24h por dia, mas o uso é pago e custa R$ 3 a diária ou R$ 30 mensais.
O bicicletário da estação Santo André, também no ABC, é gratuito. Ele é administrado pela Parada Vital e fica aberto entre 6h e 22h. Já o espaço para bikes da estação Tamanduateí, em São Paulo, atende os ciclistas gratuitamente durante o horário dos trens da CPTM, das 4h às 00h.
Veja a quantidade de vagas em cada estação:
- Estação Tamanduateí – 164 vagas
- Estação Santo André – 334 vagas
- Estação Mauá – 1.968 vagas
Linha 11-Coral (CPTM)
Na linha 11-Coral, que vai do centro da capital até Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, somente três estações contam com bicicletários. O serviço é gratuito e funciona diariamente, acompanhando o horário de abertura e fechamento das estações. Confira onde ficam os espaços e quantas vagas há em cada um deles:
- Estação Ferraz de Vasconcelos – 136 vagas
- Estação Suzano – 576 vagas
- Estação Poá – 60 vagas
Linha 12-Safira (CPTM)
Com 13 estações, a linha-12-Safira, que liga o centro da capital paulista ao bairro de Calmon Viana, em Poá, na Grande São Paulo, tem apenas sete bicicletários. Em todos o uso é gratuito e segue o horário de funcionamento das estações, das 4h às 00h. O espaço com mais vagas fica na USP Leste, onde cabem 270 bikes.
Veja a lista com todos os bicicletários da linha:
- Estação Calmon Viana – 84 vagas
- Estação Comendador Ermelino – 196 vagas
- Estação Itaim Paulista – 256 vagas
- Estação Jardim Helena/Vila Mara – 256 vagas
- Estação Jardim Romano – 240 vagas
- Estação USP Leste – 270 vagas
- Estação São Miguel Paulista – 208 vagas
Linha 13-Jade (CPTM)
Conectando o entorno do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, à zona leste da cidade, a linha 13-Jade tem bicicletários em todas as estações. Na parada de Engenheiro Goulart, inclusive, são dois bicicletários. O funcionamento é gratuito e segue o horário de abertura e fechamento das estações, das 4h às 00h.
- Estação Engenheiro Goulart – 200 vagas no bicicletário norte
- Estação Engenheiro Goulart – 74 vagas no bicicletário sul
- Estação Guarulhos-CECAP – 192 vagas
- Estação Aeroporto-Guarulhos – 100 vagas
Embarque de bicicletas na CPTM e ViaMobilidade
Os ciclistas podem carregar suas magrelas dentro dos trens da CPTM e da ViaMobilidade de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e a partir das 21h até o encerramento da operação. Aos sábados, domingos e feriados, as bicicletas são liberadas durante todo o dia.