APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Pode crer

Opinião: Suzano é a Cidade das Flores, não do massacre

Image

Renan Omura/Agência Mural

Por: Renan Omura

Opinião

Publicado em 13.03.2020 | 8:33 | Alterado em 13.03.2020 | 8:33

Tempo de leitura: 3 min(s)

Nesta sexta-feira (13) completou-se um ano do atentado ocorrido na escola estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo. O ataque que culminou na morte de dez pessoas, incluindo os atiradores, voltou a ser destaque nos noticiários e a cidade recebeu novamente os holofotes da imprensa.

No dia 13 de março de 2019, dois jovens invadiram a escola Raul Brasil e mataram cinco alunos e duas funcionárias. Antes do ataque, a dupla também assassinou o tio de um dos atiradores. 

Estive no local duas horas depois do incidente, e assim como dezenas de repórteres, participei da cobertura do atentado. No entanto, como morador de Suzano, tive uma percepção diferente dos demais jornalistas. Pude observar os dois lados da moeda: tanto de quem produz o noticiário, tanto de quem assiste.

Confesso que foi frustrante ver o município onde cresci ser transmitido nas grandes mídias de forma exaustiva e até desrespeitosa em alguns casos. Contudo, todos os jornalistas presentes no dia estavam cumprindo o seu trabalho. Inclusive eu. 

Image

Homenagem ás vítimas cinco dias após o atentado @Renan Omura/Agência Mural

O que me incomoda, são os noticiários que continuam remoendo a história de forma sensacionalista, sem nenhum teor informativo, investigativo ou de denúncia. Lançam-se luz apenas aos assassinatos e ofuscam outras questões relevantes que contribuíram na execução do massacre. Como exemplo, distúrbios psiquiátricos, fóruns online de disseminação de ódio e o acesso a armas de fogo. 

Por consequência, Suzano tornou-se inerente aos termos ‘massacre’, ‘atirador’ e ‘tragédia’. É incrível como um caso de violência prevalece acima de qualquer aspecto positivo, a ponto de criar uma nova identidade ao município. Aliás, não apenas ao município, mas aos moradores também.

VEJA TAMBÉM:
Com projeto parado, moradores da periferia de Suzano cobram áreas para esporte
Poeta, professor e escritor: Vandei Oliveira faz críticas sociais com poesias em Suzano

Em junho de 2019, fui selecionado para uma entrevista de emprego em uma agência de comunicação na região central de São Paulo. Após analisar o meu currículo o contratante perguntou: “você mora em Suzano? A cidade do massacre?”. Sem pensar muito, e de forma ingênua respondi que sim. 

Para quem é de fora, é praticamente impossível não associar a cidade com o atentado. Vale ressaltar que isso não ocorre apenas com o caso Raul Brasil, mas em todas as periferias brasileiras, em que os veículos de imprensa se resumem em pautar apenas a violência local.

É por esse motivo, que se faz necessário agências jornalísticas que ofereçam espaço para diferentes narrativas. A diversidade de histórias descontrói estereótipos. É o que faço desde que me tornei um corresponde da Agência Mural em setembro de 2019. 

Image

Relógio parou no horário das 9h40 (Rômulo Cabrera/Agência Mural) @Rômulo Cabrera/Agência Mural

Suzano continuará sendo tema da imprensa nacional. Em fevereiro, o trio suspeito de fornecer armas aos atiradores, deixou a penitenciária de Tremembé, após receber um alvará de soltura. A escola estadual Raul Brasil está em processo de reforma desde o segundo semestre de 2019, e a previsão de reabertura é em abril deste ano.

Informações importantes, porém, Suzano é mais do que um palco de tragédia ou motivo de piada. 

A cidade emancipada em 1940, recebeu desde o início do século imigrantes de diversos países, inclusive do Japão. Em busca de oportunidades, os japoneses encontraram em Suzano uma terra fértil para o plantio. Desde então, a produção agrícola se tornou uma fonte de riqueza para o município.

Na década de 1990, devido a alta produção e exportação de flores, Suzano passou a ser chamada de Cidade das Flores. 

Essa influência é visível até hoje, nas tradicionais festas japonesas que ocorrem anualmente na cidade. Como a Festa da Cerejeira, Festa da Dália, do Ipê entre outras. 

Por isso, cabe aos quase 300 mil habitantes virar a página e resgatar a identidade do lugar. E toda vez que me questionarem se Suzano é a cidade do massacre, como suzanense, sinto-me no dever de explicar que Suzano, não é a cidade do massacre. Suzano é a Cidade das Flores.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Renan Omura

Jornalista. É fotógrafo por hobby (as vezes por trabalho), é amante dos dias frios e nunca dispensa um café. Correspondente de Suzano desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE