APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Pode crer

Osasco Plaza Shopping: qual a história do centro comercial onde o teto desabou nesta quarta

Local de fácil acesso para pedestres e próximo da estação, estabelecimento já teve explosão nos anos 1990

Image

Por: Paulo Talarico

Crônica

Publicado em 08.03.2023 | 16:21 | Alterado em 08.03.2023 | 21:51

Tempo de leitura: 2 min(s)

O desabamento parcial do teto do Osasco Plaza Shopping marca mais um episódio de um dos shoppings mais antigos e populares do município da Grande São Paulo, localizado quase que literalmente no coração da cidade.

Inaugurado em 1995 em uma obra que durou apenas dois anos, o shopping foi construído no local onde havia uma antiga fábrica de tecidos . A fábrica foi demolida para a chegada do novo empreendimento, que caminha para os 30 anos.

O local tem saída para o calçadão da Rua Antonio Agu, a via comercial mais movimentada da cidade na qual estão os vendedores de cachorro-quente, e onde foi feito o evento do maior hot dog do Brasil no último dia 25.

O shopping tem uma característica antiga, diferente dos mega centro de compras que surgiram nos últimos anos.

Osasco Plaza Shopping, de laranja, fica no coração da cidade, entre as ruas Antônio Agu e João Batista @Paulo Talarico/Agência Mural

Há apenas um andar para os fregueses, em uma estrutura em formato quadrado, enquanto os andares superiores são usados como estacionamentos. Havia uma ideia de ampliação do shopping, que nunca saiu do papel. Na parte central desse ‘quadrado’ fica a praça de alimentação.

Por ser localizado na Antonio Agu e também com saídas para a Rua João Batista, ele é um dos mais acessíveis para quem anda a pé e de transporte público na região, o que aumenta a quantidade de pessoas que circulam de passagem pelo espaço, justamente onde houve o desabamento.

Eu, por exemplo, costumo cruzar o shopping constantemente, quando saio da estação do centro de Osasco e vou em direção ao ponto de ônibus, saindo do calçadão até a Rua João Batista. O mesmo não é incomum para os trabalhadores que circulam pela região ou trabalham nas lojas da região.

Fachada do Osasco Plaza Shopping @Paulo Talarico/Agência Mural

O acontecimento desta quarta-feira (8) logo remeteu aos anos 1990, quando uma explosão, também próxima a área de alimentação, causou a morte de 42 moradores. Após a reconstrução, foram anos para que o shopping voltasse a ter confiança de usuários e ter um fluxo normal.

Durante esse tempo, outros momentos de tensão foram registrados, como a queda de peças de gesso ou de parte do teto. Mas nada como a gravidade desta quarta.

Desde então, outros shoppings chegaram à cidade, como o Super Shopping e o União, aumentando a concorrência. Mas a facilidade de estar ligado ao transporte tanto por trem quanto por ônibus, os preços, manteve um público para o estabelecimento.

Shopping e prefeitura

Não houve feridos no desabamento desta quarta-feira (8). Durante o dia, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) publicou que o alvará de funcionamento foi cassado e que foi exigido um laudo técnico integral de toda a estrutura do prédio.

Em nota enviada à Agência Mural, o Osasco Plaza Shopping afirma que o local foi isolado antes da queda, assim que o risco foi identificado pela administração. “O empreendimento foi interditado para garantir a segurança de colaboradores e clientes”.

A administração do shopping diz que “segue comprometida em identificar as causas do ocorrido e dar o suporte necessário aos lojistas e frequentadores para reestabelecer a normalidade o mais rapidamente possível.”  

receba o melhor da mural no seu e-mail

Paulo Talarico

Diretor de Treinamento e Dados e cofundador, faz parte da Agência Mural desde 2011. É também formado em História pela USP, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico em locução para rádio e TV.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE