Ícone do site Agência Mural

É falso que imagem da perna de Bolsonaro com erisipela seja de campanha antitabagismo

Por: Aline Almeida

Circula no grupo de WhatsApp de Capão Redondo um tuíte em que uma pessoa afirma que o vereador do município do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), utilizou a imagem de uma campanha antitabagismo para mostrar os efeitos da erisipela na perna do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Confira a verificação do conteúdo:

Compas, o Carlixo pegou uma foto de propaganda do Ministério da Saúde para campanha antitabagismo para dizer que é a perna do pai. Bando de psicopatas!!

– Texto reproduzido de tuíte encaminhado pelo WhatsApp

O conteúdo analisado pelo projeto Papo Reto no Zap é falso. Ao fazer uma busca na página da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância), é possível verificar que a foto postada por Carlos Bolsonaro não consta entre as imagens de advertência.

A publicação no Twitter substitui a imagem original de uma campanha da agência divulgada em 2017, em que a foto verdadeira é de uma criança e não de uma perna com erisipela. Juntamente com a imagem, há o texto: “você prejudica a saúde até de quem não fuma, ao consumir este produto”.

A montagem circulou após Carlos Bolsonaro, filho do presidente, divulgar uma foto da perna de Bolsonaro com erisipela acompanhada da legenda: “A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado de que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem”, disse. Não há indícios de que a imagem seja falsa.

Essa fake news também foi checada pelo Fato ou Fake.

Sair da versão mobile