APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Poeta, professor e escritor: Vandei Oliveira faz críticas sociais com poesias em Suzano

Cearense de nascimento e paulistano de coração, Vandei utiliza a arte para protestar: ‘A poesia para mim é como uma arma. Por meio dela eu me expresso, grito e questiono’

Image

Renan Omura / Agência Mural

Por: Renan Omura

Notícia

Publicado em 04.09.2019 | 14:26 | Alterado em 05.09.2019 | 13:27

Tempo de leitura: 4 min(s)

A fala mansa e o sotaque quase imperceptível compõem a identidade do poeta José Vandei Silva de Oliveira, 42. Nascido no Ceará e radicado nas periferias de São Paulo, ele encontrou na vivência urbana inspirações para criar poesias de resistência, como ele mesmo define. “Costumo dizer que tudo o que eu escrevo é a soma da minha raiz nordestina com a realidade que vivo nas periferias”, revela.

Mais conhecido como Vandei, ele é formado em filosofia pela PUC – SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e atua como professor na rede estadual de ensino. Atualmente, o poeta mora na Vila Figueira, bairro de Suzano, Grande São Paulo, e divide a rotina em dois momentos: coordenar a escola estadual Fernão Dias, localizada em Pinheiros, zona oeste da capital, e criar poesias.

Na função de educador o desafio dele é implementar um projeto de escola democrática. “O aluno precisa ter espaço de fala. Não é apenas o professor que detém o poder de conhecimento dentro de uma escola. Estamos construindo um ambiente onde todos possam aprender”, explica.

Como poeta, ele utiliza os versos para se expressar e questionar os estigmas sociais. Defensor de causas relacionadas aos direitos humanos, Vandei contrapõe os discursos anti-humanistas com a arte. “A poesia para mim é como uma arma. Por meio dela eu me expresso, grito e questiono”, afirma.

Image

Poesia publicada na página @poetaseuze

Além de participar de saraus, Vandei espalha a poesia utilizando o instagram. Ele conta que, mesmo em um formato mais curto, os versos mantêm a intensidade e a relevância.

Autor do livro “Falo”, lançado em 2016, Vandei retrata o cotidiano, a própria sexualidade e o falocentrismo da sociedade atual. O livro independente está concorrendo ao Prêmio Suburbano Convicto entre trinta obras de literatura periférica.

Conhecido artisticamente como Seu Zé, o nome é uma reafirmação daquilo que ele negou no passado: a origem nordestina. “Antes eu não gostava do meu nome pela simplicidade. Hoje tenho orgulho das minhas raízes. O Zé é um resgate de tudo o que eu deixei para trás”, afirma.

Filho de um repentista e de uma dona de casa, Vandei teve uma infância simples, porém regada de referências artísticas. Nasceu no distrito de Iborepi, Ceará, e desde criança é apaixonado por Luiz Gonzaga.

“O primeiro livro que eu li foi um dicionário que ganhei da minha professora Elizabete. Quando não tinha nada para ler, eu ficava procurando o significado das palavras”, relembra emocionado.

Image

Livro de poesia ‘Falo’ publicado por Vandei em 2016 @Renan Omura / Agência Mural

Após perder o pai em decorrência de um derrame, Vandei aos 13 anos, mudou-se com a mãe e a irmã para Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo, e teve que dividir a casa com sete familiares.

Na escola, precisou se adaptar ao novo ambiente. Vandei quase repetiu por falta, pois não respondia a chamada com vergonha do sotaque. Também teve que lidar com o preconceito por preferir brincar com meninas. Porém, posteriormente conseguiu se enturmar aproveitando o próprio sotaque, pois as pessoas se divertiam com a forma que ele falava.

Aos 16 anos, Vandei começou a trabalhar como office boy em um escritório no centro de São Paulo. “Eu cruzava a cidade todos os dias. Nessa trajetória que eu percorria da margem para o centro, construí o meu repertório artístico”, explica.

Concluindo o ensino médio, Vandei prestou vestibular para jornalismo, e como segunda opção escolheu o curso de filosofia. Na sétima chamada, foi contemplado com uma bolsa filantrópica da PUC-SP. Na graduação, assumiu a sexualidade, fato que poucas pessoas sabiam.

Durante a universidade, entre diversos empregos, Vandei começou a atuar como educador no projeto Jovens Urbanos. O trabalho era desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e tinha como objetivo ampliar o repertório dos jovens da periferia.

A poesia entrou na vida de Vandei em 2008. Junto com um grupo de amigos que estavam se formando, ele decidiu promover saraus e encontros de leitura. O coletivo fazia parte da ONG Instituto Paulista de Juventude, localizada na avenida Celso Garcia, zona oeste de São Paulo.

Após os encontros se tornarem frequentes, o projeto cresceu e se tornou o programa Tenda Literária. O trabalho era fomentado pelo edital de incentivo cultural “Vai” da Prefeitura de São Paulo e transformava espaços públicos em locais de leitura.

Image

Vandei mora no estado de São Paulo desde 1990 @Renan Omura / Agência Mural

“Quando comecei a estudar a poesia periférica, descobri que tinha diversas pessoas em São Paulo participando de saraus e escrevendo livros. Então resolvi participar também. Nas apresentações eu sempre gostava de escrever poesias inéditas e foi assim que comecei a produzir”, conta. Pouco tempo depois Vandei passou no concurso público e começou a atuar como docente em Suzano.

A professora da rede pública Camila Freitas, 39, é amiga de Vandei desde 2003 e autora do posfácio do livro “Falo” escrito pelo poeta. Ela ressalta a dedicação do professor. “Eu o descrevo como um poeta de olhos profundos. A escrita dele sempre alcança o profundo dos sentimentos e das questões sociais. Como educador é alguém competente e sensível”, conta.

Vandei era coordenador da escola estadual Geraldo Justiniano de R. Silva em Suzano, mas recentemente decidiu atuar na escola estadual Fernão Dias, em Pinheiros. O desafio é o mesmo da gestão anterior: implementar um projeto de escola democrática, que ofereça espaço de fala para os alunos.

O educador ressalta que a maior dificuldade é modificar o modelo de ensino militarista, em que apenas a autoridade tem o poder de fala.

Questionado sobre o cenário atual do país, Vandei Oliveira ressalta: “Estamos vivendo um momento delicado. Percebo que muito do que eu construí em prol dos direitos humanos está se afundando. Precisamos dar um passo para trás e questionarmos, como podemos inverter esse quadro”, conclui.


Apoie o jornalismo da Mural e ajude a desconstruir os estereótipos sobre os nossos bairros. Acesse www.catarse.me/periferias e saiba como!

receba o melhor da mural no seu e-mail

Renan Omura

Jornalista. É fotógrafo por hobby (as vezes por trabalho), é amante dos dias frios e nunca dispensa um café. Correspondente de Suzano desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE