APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Ponte Pirituba-Lapa está prevista para início de 2019, mas divide opiniões

Construção prevê retirada de cerca de 500 árvores e 45 desapropriações de imóveis 

Image

Por: Redação

Publicado em 08.11.2017 | 14:05 | Alterado em 08.11.2017 | 14:05

Tempo de leitura: 3 min(s)
Image

Pirituba-Jaraguá vista do Pico do Jaraguá, da região de mesmo nome (Humberto Muller/Agência Mural)

Primeiro semestre de 2019. Este é o período anunciado pela Prefeitura de São Paulo para a entrega da ponte Pirituba-Lapa.

As obras entre as regiões norte e oeste da capital paulista devem começar no primeiro trimestre de 2018, embora o prefeito João Doria (PSDB) tenha veiculado um vídeo, em março, garantindo o início da construção ainda para o final do ano.

A “ponte da Raimundo”, como é conhecida, vai ligar os dois lados da avenida Raimundo Pereira de Magalhães.

Serão 450 metros de extensão de Pirituba, nas imediações do Tietê Plaza Shopping, à Lapa, na rua John Harrison. A estimativa é que o trajeto, hoje feito principalmente pela Ponte do Piqueri, seja diminuído em 15 minutos.

Parte integrante da Operação Urbana Água Branca, que prevê melhorias e desenvolvimento aos bairros da Água Branca, Perdizes e Barra Funda, e assegurada pela Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SP Obras), a construção da ponte tem um custo de R$ 198 milhões, sem contar as obras do entorno, segundo informações da Prefeitura Regional Pirituba/Jaraguá.

“A ponte terá duas faixas para carros, uma exclusiva de ônibus, ciclovia e uma faixa de passeio para pedestres em ambos os sentidos”, garantiu o prefeito regional Ivan Lima.

Image

Construção prevê retirada de cerca de 500 árvores e 45 desapropriações de imóveis (Reprodução)

Segundo ele, a Raimundo, no trecho da Vila Anastácio, será alargada em toda sua extensão e receberá melhorias; a rua John Harrison também receberá intervenções para a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus, que deve ir do Mercado Municipal da Lapa, o Mercadão, até o acesso ao novo túnel previsto sob a Linha 8 – Diamante da CPTM (no cruzamento da  Avenida Raimundo Pereira de Magalhães com a Rua Gago Coutinho).

OPINIÕES DIVIDIDAS

As medidas ainda dividem a opinião de moradores. Para Fernando Mourão, presidente da Associação de Moradores City Lapa (Amocity), a ponte tem mobilidade duvidosa.

“Ela não terá alça para a Marginal do Tietê, ou seja, todo o seu fluxo será jogado para a Lapa ou para a Vila Anastácio, que passa por um expressivo momento de especulação imobiliária e terá um contingente de moradores ainda maior futuramente”, defende. “Fico pensando quando todos estiverem saindo para trabalhar…Queremos mobilidade para Pirituba, mas para a Lapa também.”

Ele ainda critica o fato de não terem sido procurados para discutir a proposta e acusa o projeto de eleitoreiro. “Há interesses obscuros por trás da iniciativa. O Shopping Tietê, por exemplo, está falido, ou seja, é de interesse da iniciativa privada ter esse canal de comunicação direta com a Lapa”.

Cleto Vitor da Silva, 64, fundador do Movimento Ponte de Pirituba Já, defende o projeto e apresenta opinião divergente. “Se propuséssemos a alça teríamos trânsito na ponte e reflexo em outras avenidas da região, como Mutinga e General Edgar Facó, justamente porque a Marginal do Tietê tem congestionamento todos os dias”, coloca.

“A Raimundo Pereira de Magalhães é a única avenida de São Paulo cortada pelo rio que não é interligada”, complementa, justificando a necessidade da ponte.

Leia também: Prefeitura regional de Pirituba/ Jaraguá é a mais populosa da zona norte

Além das intervenções estruturais, a construção da ponte prevê a retirada de 510 árvores, sendo seis exemplares de pau-brasil e a desapropriação de 45 imóveis particulares, conforme Estudo de Impacto Ambiental realizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e apresentado aos munícipes em audiências públicas realizadas em setembro.

A maior parte das desapropriações ocorrerá na Lapa, 22 imóveis serão desapropriados totalmente e 12 de maneira parcial. Em Pirituba, serão 11 desapropriações parciais.

A SP Obras garante que todas as famílias receberão indenização prévia, paga em dinheiro, pelo terreno ou imóvel atingido com a obra.

Sobre a retirada das árvores, a secretaria informou que, após a elaboração do projeto executivo, será feita uma avaliação do tipo de manejo arbóreo mais indicado, e que a ação será formalizada em um termo de compromisso ambiental firmado entre a SP Obras e a SVMA, com base na legislação ambiental vigente (portaria 130).

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE