Especialistas avaliam que sistema tributário brasileiro pode ajudar a reforçar desigualdades; entenda
Publicado em 16.10.2025 | 19:01 | Alterado em 16.10.2025 | 19:01
Não é raro ouvir que o sistema tributário brasileiro é injusto. Isso porque, proporcionalmente, as pessoas mais pobres acabam pagando mais impostos que as mais ricas.
Ocorre que, no Brasil, a maior parte dos impostos atinge o consumo, o que impacta diretamente os moradores das periferias, para quem as compras no mercado, açougue, na feira e as contas de casa representam os principais gastos do mês. Os impostos vêm embutidos no preço do pacote de arroz, no gás, na energia elétrica, no combustível e até na passagem do busão.
Mas por que isso acontece? Quanto os tributos pesam no bolso dos nossos? Como mudar essa realidade? Assiste o vídeo até o final para entender!
Formado em Jornalismo. Operário do texto, apresentei o podcast Próxima Parada da Agência Mural. Por aqui corto e colo vídeos, e rabisco roteiros duvidosos. Sommelier de tubaína e pedalador de magrelas em rodovias. Correspondente de Suzano desde 2018.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]