Na quarentena, alguns moradores de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, passaram a ter mais plantas em casa. A aposentada Ana Maria, 67, é um exemplo. Ela, que já gostava de plantas, passou a se dedicar ainda mais ao cuidado depois que as atividades fora de casa foram canceladas.
De acordo com a ferramenta Google Trends, a procura por plantas para ambientes internos apresentou aumento de mais de 100% no número de pesquisas na plataforma, de março a setembro de 2020. Além disso, algumas espécies de plantas também cresceram nas buscas dos usuários, como a espada-de-são-jorge e a costela-de-adão.
Uma das coisas importantes no cuidado com as plantas é a compostagem, que, em resumo, é o processo de reciclagem do lixo orgânico. O ciclo natural transforma a matéria orgânica, como frutas e alimentos, em adubo natural que pode ser usado em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
Nem todo mundo consegue fazer isso em casa, mas a Prefeitura de São Paulo, por meio da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), desenvolve o projeto de compostagem Feiras e Jardins Sustentáveis.
A iniciativa busca oferecer tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos de feiras livres da capital. Ao todo, a cidade conta com cinco pátios de compostagem localizados nas regiões da Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Mateus.
O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente.
De janeiro a dezembro de 2020, os pátios receberam 10,5 mil toneladas de resíduos orgânicos – desse total, foram produzidas 2,1 mil toneladas de composto orgânico.
Como eu consigo a compostagem?
Para retirada da compostagem, basta comparecer em um dos cinco pátios da Prefeitura e solicitar o composto. Para munícipes, a quantidade máxima é de 60 kg por pessoa/mês (aproximadamente 2 sacos de 50 litros). É preciso levar sacola para a retirada de composto, pois não é disponibilizada nos pátios.
Para quantidades acima de 100 kg, é necessário os seguintes dados:
– Informações do evento (qual o uso do composto);
– Nome e contato do responsável;
– Quantidade de composto;
O pedido deve ser encaminhado para o e-mail compostagem@prefeitura.sp.gov.br. Ele será analisado e a resposta virá por e-mail também.
Onde tem pátios em São Paulo?
Os endereços e os horários de funcionamento são:
• Sé: Avenida dos Estados, nº 3300
• Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, ao lado do nº 111
(Funcionamento: Terça a domingo, das 14h às 17h)
• Mooca: Rua Cirino de Abreu, em frente ao nº 456
• São Mateus: Rua Forte de Araxá, nº 409
(Funcionamento: Segunda a sexta, das 14h às 17h)
•Lapa: Avenida José Maria de Faria, nº 487 | Neste pátio é necessário fazer um agendamento pelo e-mail kelly.idalgo@ecossambiental.com.br.