Na última quinta (1), a Prefeitura de São Paulo começou a segunda fase do programa Asfalto Novo, uma das bandeiras da gestão João Doria (PSDB), que prevê a recuperação asfáltica de ruas e avenidas na cidade. Porém, a avenida Marechal Tito, que liga os distritos de São Miguel Paulista e Itaim Paulista, no extremo leste, pioneira a ser recapeada pelo programa, ainda não está completa.
Em novembro, foi recapeado o trecho da via que liga a praça do Forró à avenida José Aristodemo Pinotti, em São Miguel Paulista. Já a segunda fase se deu em janeiro, recuperando o trecho entre as avenidas Ivoturucaia e Dr. Décio de Toledo Leite, no Itaim. Essa última fase ainda não possui pintura de sinalização, como faixas de pedestres.
“Medo de atravessar eu tenho, mas fazer o quê?”, lamenta o pintor Airton Machado da Silva, 43. Ele é um dos muitos pedestres que atravessam a via para acessar a estação Jardim Romano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). No local, não há faixa de pedestres nem agentes de trânsito.
“Essa avenida é perigosa. Eu sempre percebo acidente aqui. Isso porque aqui tinha faixa, agora pode até aumentar”, conta o mecânico Maciel Silva, 57, que trabalha em uma borracharia na avenida.
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A percepção de Maciel está certa: a Marechal Tito é a avenida mais letal para pedestres em São Paulo. Segundo a CET, 73% dos óbitos por acidente de trânsito na via em 2014 envolveram pedestres. O índice médio da cidade é de 30% a 50%.
“Tem um tempo que está sem faixa já, né? Ficaria todo esse tempo sem asfalto para os carros passarem? Parece que ninguém respeita o pedestre não”, lamenta a estudante Mariana Marques, 26.
Por telefone, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais informou que as obras na Marechal Tito estão dentro do prazo e serão concluídas até o fim de março.
A segunda fase do programa Asfalto Novo tem previsão de término em 30 de junho. Ao todo, serão investidos R$ 350 milhões para recapear mais de três milhões de metros quadrados de vias nas 32 prefeituras regionais. Deste total, R$ 210 milhões são provenientes do Fundo de Multas, R$ 100 milhões do Tesouro Municipal e R$ 40 milhões da SPTrans.
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http://32xsp.org.br/2017/11/24/zona-leste-ocupa-segundo-lugar-em-socorridos-por-acidentes-de-transito/