Entre paredes com grades, estão cartazes, trabalhos manuais, murais e salas de aula temáticas. Estamos na Fundação Casa de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, onde adolescentes em conflito com a lei cumprem medidas socioeducativas. Mas também estamos em uma escola, onde jovens estão livres para aprender, imaginar e sonhar.
“Quando eles são assistidos na educação acabam tendo uma nova esperança de quebrar o ciclo que se vinham praticando”, reforça a professora de disciplinas de exatas e biológicas da unidade, Kelly Cristina Fernandes.
É com essa perspectiva que ela e toda equipe pedagógica têm promovido ações na unidade para estimular jovens que cumprem medida socioeducativa a se engajarem nos estudos, com resultados surpreendentes.
“A gente fica com a mente, tipo focada nos estudos, em aprender mais”, confirma um dos internos, identificado como Ruan. O colega, Kenedy, completa: “você é capaz de poder sair dessa vida, ganhar uma bolsa e ser alguém”.
Quer saber como a escola está trabalhando a autoestima e os projetos de vida dos jovens da Fundação Casa? Se liga no segundo episódio do Vale Nota Ensino Médio, uma produção original da Agência Mural, com apoio do Instituto Unibanco.
Ouça o podcastVale Nota Ensino MédionoSpotify,Apple Music,Youtube,Amazon Musicou em sua plataforma de podcast favorita.